Smartphones serão omnipresentes até 2020

Aproximadamente 70% da população mundial vai usar smartphones já daqui a cinco anos. Os resultados do Ericsson Mobility Report falam em omnipresença para se referirem aos telemóveis inteligentes que já quase ninguém dispensa.

As subscrições de smartphones vão aumentar mais do que o dobro, chegando aos 6,1 mil milhões em 2020, mas isso não significa obrigatoriamente que mais pessoas terão acesso a esta tecnologia. A tendência é aumentar o número de equipamentos por pessoa.

As principais áreas de crescimento são a Ásia Pacífico, o Médio Oriente e África, regiões a partir das quais deverão surgir 80% das novas subscrições de acordo com o Ericsson Mobility Report.

Adicionalmente, 90% da população estará coberta por redes de banda larga móvel fazendo com que suba a possibilidade de aceder à internet. O tráfego de dados através de smartphones também deverá aumentar sendo que a previsão é de um crescimento de dez vezes até 2020 com 80% do tráfego móvel a ter origem nestes dispositivos, deixando de lado os tablets ou wearables.

O conteúdo que mais fará crescer o tráfego de dados é o vídeo seja através de plataformas de streaming seja através de publicações em redes sociais ou aplicações de meios de comunicação social. Até 2020, o tráfego de vídeo vai crescer 55% anualmente, segundo o relatório da Ericsson.

Rima Qureshi, vice-presidente sénior e chief strategy officer da Ericsson, conta, em comunicado, que a marca vê o «potencial para uma transformação de larga escala, possibilitando um abrangente conjunto de oportunidades para operadores de telecomunicações e outras empresas captarem novas fontes de receitas».

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
O impacto da Inteligência Emocional nas empresas
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo