Sites de conteúdo para adultos são… os que mais ameaçam a segurança dos utilizadores

A internet é um mundo infinito de possibilidades, mas também um local onde o perigo pode espreitar a cada clique. De acordo com uma pesquisa da empresa de cibersegurança NordVPN, os sites de conteúdos para adultos, de streaming e de alojamento de vídeos têm o maior número de ameaças à segurança e à privacidade, entre as quais malware, anúncios intrusivos e rastreadores.

Esta análise mostra que uma das funcionalidades disponibilizadas pela empresa bloqueou 344 milhões de rastreadores, 341 milhões de anúncios intrusivos e 506 mil infecções por malware apenas no mês de Dezembro de 2022.

Além disso, e segundo os dados, os sites de conteúdo para adultos são os que contêm mais malware (21%), a par de fornecedores de armazenamento na nuvem (14%) e sites de entretenimento (11%). Entre os tipos mais comuns de malware estão os vírus, spyware, worms, trojans, adware, scareware, ransomware e fileless malware.

Quanto aos anúncios intrusivos, a maioria deles foi encontrada em sites de streaming (23%), de conteúdos para adultos (16%) e de compras online (9%). Este método refere-se à apresentação aos consumidores de anúncios invasivos e irrelevantes. Eles irritam os utilizadores por aparecerem inesperadamente, bloquearem a página que se está a consultar, abrirem novas páginas e separadores ou reproduzirem vídeos e áudios em momentos inoportunos.

Já os sites de alojamento de vídeos (22%), fornecedores de armazenamento na nuvem (16,31%), serviços de email (16,25%) e sites de tecnologias de informação (12%) são os que têm mais rastreadores. Só os sites de alojamento de vídeos tiveram 239 mil milhões de rastreadores bloqueados.

Embora muitos rastreadores sejam uma ferramenta para publicidade e para melhorar a experiência do utilizador, eles podem também ser úteis para espiões online. Fornecedores de serviços de internet (ISPs), agências de marketing, empresas de redes sociais e governos podem aceder às suas ações online e violar a sua privacidade.

Artigos relacionados