Sistema de pagamentos português é dos mais seguros da Europa

MBDe acordo com o segundo relatório sobre fraude com cartões de pagamento, divulgado pelo Banco Central Europeu (BCE), Portugal é um dos países da União Europeia com menor taxa de incidência de fraude sobre o volume de transacções, a par da Eslováquia, Hungria, Polónia e Roménia.

Curiosamente, e ao contrário dos restantes países que figuram no fim da lista da percentagem de fraudes, Portugal é o quarto país europeu com maior número de cartões bancários por habitante (1,9), a seguir ao Luxemburgo (3,3), Reino Unido (2,3) e Suécia (2,1) . De acordo com o BCE, a média da União Europeia situa-se nos 1,4 cartões por habitante.

Portugal surge ainda na sétima posição no que diz respeito ao número de pagamentos por ano e por habitante (158) e em décimo quanto ao valor das transacções (8067 euros).

Em nota de imprensa, o Grupo SIBS, que gere a Rede Multibanco, sublinha que “deste relatório ressalta, de uma forma muito clara, a posição destacada de Portugal, entre os 27 da União Europeia, como país que apresenta simultaneamente uma elevada utilização de cartões como meio de pagamento e, de entre estes, a mais baixa taxa de incidência da fraude sobre o volume de transacções: cerca de 1/8 da média europeia”. “O sistema português de pagamentos com cartão é assim, e mais uma vez, reconhecido como um dos mais seguros da Europa e do mundo”, acrescenta.

Ao nível da segurança dos pagamentos com cartão, os sistemas da SIBS permitem desde a detecção de fraude à determinação da sua origem, modus operandi dos grupos criminosos e subsequente implementação de medidas de contenção e prevenção de fraude futura.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel
Automonitor
Novo Skoda Octavia chega dia 11 de novembro