Silvex investe nos biodegradáveis

silvex-logoA portuguesa Silvex anunciou, ontem, o arranque do projecto Agrobiofilm, para a produção de um novo tipo de plástico biodegradável destinado à agricultura, que deverá chegar ao mercado em 2011. Um investimento de 1,366 milhões de euros, dos quais 1,11 milhões têm a forma de apoios da Comissão Europeia, será aplicado à criação de uma solução sustentável com impactos ambientais praticamente nulos.

Este inovador projecto internacional junta num consórcio três PME europeias, que produzirão e comercializarão o produto, para além de três universidades e um Centro de Investigação, responsáveis pelo desenvolvimento e testes. Para além da Silvex, que assume a coordenação do projecto, a norueguesa BioBag e a francesa ICS Environnement estão também envolvidas no Agrobiofilm. A empresa portuguesa prepara-se para fazer um investimento de cerca de sete milhões de euros nos próximos três a quatro meses, destinados à produção de novos equipamentos e ao aumento da sua área industrial.

Em Portugal, o Instituto Superior de Agronomia acompanha os testes (melão e pimento), o IATE é responsável pela implementação dos ensaios de campo em França (vinha) e à Faculty of Agriculture Sciences, na Dinamarca, cabe a avaliação e desenvolvimento das formulações técnicas do produto. Ao Centro Tecnológico de la Agroindustria espanhol compete a execução dos ensaios de campo em morangos.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
7 formas para se voltar a apaixonar pelo seu trabalho
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo