Siemens torna semáforos verdes na Islândia

Os veículos de emergência médica e transportes públicos urbanos de Reiquiavique, capital da Islândia, vão passar a encontrar uma luz verde sempre que se encontrarem com um semáforo em intersecções rodoviárias. Tudo porque a cidade islandesa foi escolhida pela Siemens para implementar um sistema de priorização de tráfego que tem por base a localização por satélite.

O Sitraffic Stream recorre a um dispositivo instalado nos veículos para reconhecer a sua prioridade e, assim, acender a luz verde nos semáforos. O objectivo é facilitar a passagem, garantindo que ambulâncias e autocarros não encontram impedimentos na circulação. Assim que os veículos passam a intersecção, os semáforos regressam ao normal ciclo de execução, explica a Siemens em comunicado.

O projecto, promovido em parceria com a Administração da Estradas e Costas da Islândia, já abrange seis intersecções no centro de Reiquiavique. Nos próximos meses, cerca de 50 carros de bombeiros e ambulâncias terão o dispositivo necessário a bordo para poderem participar. Os autocarros deverão ser 120.

O Sitraffic Stream é totalmente digital, ao contrário das soluções de priorização até aqui disponíveis, de acordo com a Siemens. Requer apenas a instalação de um dispositivo designado por OBU com GPS integrado e de uma antena GPRS no veículo. No terreno, não é preciso qualquer tipo de instalação, apresentando-se também como uma solução mais económica para as cidades.

Os dados recolhidos através do Sitraffic Stream são usados para disponibilizar e actualizar, em tempo real, os horários dos autocarros nas paragens. “Isto traduz-se numa grande vantagem para os passageiros, uma vez que a pontualidade dos transportes públicos aumenta e os horários tornam-se mais fiáveis.”

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
A sua empresa pode fazer sorrir crianças hospitalizadas. Saiba como.
Automonitor
Já conhece os novos sinais de trânsito?