SEAT entra no mercado de carsharing

A SEAT anunciou a aquisição da espanhola Respiro, startup de aluguer de automóveis à hora, assinalando assim a sua entrada no sector de carsharing.

A Respiro, fundada em 2010 por Ian Paterson e Inés De Saralegui, consiste numa plataforma com um sistema de pagamento por utilização automóvel na cidade de Madrid. Ao registar-se no site, basta recorrer ao cartão de sócio para ter acesso a uma frota mista de 200 automóveis entre eléctricos, híbridos, GNC (gás natural comprimido), GPL e de baixas emissões. As viaturas actuais serão progressivamente substituídas por veículos SEAT, com etiqueta ECO e alimentação a GNC. Com cerca de 15 mil utilizadores activo, a Respiro alcançou um volume de vendas de 1,8 milhões de euros em 2016.

«Respiro é um projecto baseado num modelo de negócio com potencial para a companhia e permite-nos prosseguir no nosso compromisso de encontrar e desenvolver soluções sustentáveis e eficientes para a mobilidade do futuro. esta aquisição é um primeiro passo da nossa aposta na compra e participação em projectos do futuro que consideramos marcantes das tendências dos próximos anos», afirma Luca de Meo, presidente da SEAT.

Holger Kintscher, vice-presidente executivo de Finanças, IT e Organização da SEAT, afirma que «esta operação significa um grande passo para a marca, já que é a primeira vez que a SEAT aposta na aquisição de uma empresa. Além disso, a Respiro tem um modelo de negócio já comprovado e encerra grandes expectativas de crescimento».

Inés De Saralegui, co-fundadora e directora da Respiro, afirma que «a chegada de uma empresa sólida como a SEAT supõe um importante impulso para a Respiro, já que nos irá permitir chegar a outras cidades, entrar noutros canais e até evoluir no modelo de negócio».

Após o processo de compra, os co-fundadores da Respiro, juntamente com Francesc Delgado, elemento da equipa de desenvolvimento de negócio da SEAT, assumirão a liderança do projecto com os seus 23 elementos da equipa.

Ao ficar com 100% da startup espanhola, a SEAT pretende posicionar-se como a empresa de referência em serviços de mobilidade para o sul da Europa, dentro do Grupo Volkswagen.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Automonitor
Portugal a caminho de bater recorde de produção anual