Se o marketing viajasse até ao futuro, o que é que nos poderia dizer já hoje? “Acho que quando chegamos ao futuro do marketing, vamos olhar para trás e perceber que não há assim tantas novidades e aquilo que já estava disponível há cinco, 10, 15 anos antes, se calhar é a mesma coisa que está disponível,” começa por dizer Carlos Paulo, Managing Diretor Endless , Retail Media Solutions
“E, eventualmente, aquilo que continua a acontecer, acontecerá no futuro. A evolução tecnológica vai ter implicações, uma das principais é, porventura, a capacidade de computação e de tratar dados. E isso, se calhar, vai ser diferente, mas os fundamentais vão ser os mesmos. E vamos perceber que as coisas vão evoluindo, a tecnologia vai evoluindo, mas em última análise, marketing trata-se de nos relacionamos com as pessoas, com as suas emoções e aquilo que não podemos correr o risco é que deixar a ilusão desta evolução tecnológica nos desenfoque desse objetivo central que é, de facto, imutável ao longo do tempo,” conclui.
Carlos Paulo, num balanço sobre o tema da 24.ª Conferência da Marketeer: