Samsung, Google e Nestlé são as marcas mais relevantes

O estudo global Meaningful Brands 2015 do Havas Media Group revela algumas conclusões importantes para as marcas sobre qual a estratégia mais indicada a seguir. Os resultado dizem respeito à relação entre o bem-estar promovido pelas marcas e a relevância que adquirem junto dos consumidores.

De acordo com o estudo, as empresas que estejam presentes no Top da relevância, podem aumentar o seu share of wallet até sete vezes. Adicionalmente, têm uma quota de compra pelos consumidores 46% maior do que as marcas menos relevantes.

No Top 10 das marcas com maiores níveis de relevância encontram-se a Samsung, Google, Nestlé, Bimbo, Sony, Microsoft, Nivea, Visa, IKEA e Intel. De seguida, encontram-se a HP, Dove (Unilever), Walmart, Gillette (P&G), Knorr (Unilever), Kellogg’s, Amazon, PayPal, Honda e Carrefour.

Os resultados evidenciam também que o sector tecnológico contém as marcas que ganharam mais relevância desde a última análise em 2013. Os sectores Alimentar, Cuidados de Saúde, Cuidados Pessoais, Electrónica de Consumo e Retalho também registaram uma subida.

Outro índice que pode indicar a importância da aposta no bem-estar para aumentar os níveis de relevância passa pela constatação de que a maioria das pessoas não se importaria que 74% das marcas desaparecessem. Os inquiridos revelaram que menos de 28% das marcas melhoram a qualidade de vida e que apenas essas são relevantes.

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