Samsung e LG desenvolvem televisões com metade da espessura do iPad

samsung-super-oled-tvA Samsung Electronics e a LG Electronics preparam-se para lançar no mercado televisões com ecrãs de 4 mm (ou 0,16 polegadas). Os novos dipositivos possuirão tecnologia de diodo orgânico emissor de luz (OLED, na sigla inglesa), que sucede às telas de cristal líquido (LCD).

Os modelos OLED que as marcas sul-coreanas pretendem, segundo a agência Bloomberg, lançar no mercado ainda este ano, serão, por exemplo, duas vezes mais finos do que o ecrã do iPad 2. De acordo com o site da tecnológica americana, o tablet líder de mercado tem uma espessura de 8,8 mm (ou 0,34 polegadas).

Segundo a Bloomberg, a Samsung e a LG, as duas maiores fabricantes de televisões do mundo, esperam, com a aposta na tecnologia OLED, aumentar o fosso para com as concorrentes japonesas, nomeadamente a Sony e a Panasonic, que ainda não apresentaram planos para começar a aplicar esta tecnologia em televisões.

Até agora utilizada sobretudo em dispositivos móveis, como smartphones (incluíndo a gama Galaxy, da Samsung), a tecnologia OLED permitirá, com a incursão no mercado dos televisões, a criação de dispositivos com uma imagem até 200 vezes mais nítida que os actuais modelos LCD. Os novos modelos da Samsung e LG terão uma dimensão de 55 polegadas. Para além disso, possuirão tecnologia 3D e ligação à Internet.

Recentemente, a Samsung anunciou a decisão de fazer o spin off (separação) da divisão de fabrico de LCD, que será, a 1 de Abril, transferida para uma nova empresa, com o intuito de reforçar o investimento na produção de televisões mais finas e com uma imagem mais brilhante, baseadas em tecnologia OLED. No ano passado, a unidade de LCD da empresa sediada em Suwon, Coreia do Sul, teve um prejuízo operacional de 750 mil milhões de won (aproximadamente 508,5 milhões de euros).

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Assista em directo à XVIII Conferência Human Resources
Automonitor
Hertz e Jeep lançam serviço de aluguer de tendas rooftop