Samsung consegue banir produtos da Apple dos EUA

apple_2A comissão norte-americana do comércio internacional (ITC, na sigla em inglês) decidiu a favor da Samsung Electronics num processo de disputa de patentes e determinou que alguns smartphones e tablets da Apple deverão ser retirados do mercado. A decisão segue em frente caso não seja vetada pelo presidente Barack Obama nos próximos 60 dias ou travada em sede de recurso.

De acordo com a ITC, a Apple violou uma patente da rival sul-coreana relacionada com o envio de informações através de redes sem fios. A empresa liderada por Tim Cook pode ficar assim impedida de comercializar, distribuir ou importar alguns dispositivos móveis.

Os aparelhos em causa são o iPhone 4, o iPhone 3GS, o iPad 3G, o iPad 2 3G e o iPad 3, ficando de fora os mais recentes produtos-estrela da marca, nomeadamente o iPhone 5 e o iPad de quarta geração. No entanto, a ordem da ITC diz apenas respeito aos produtos fabricados pela Apple para a operadora AT&T, que têm algumas especificidades técnicas diferentes dos outros modelos.

A decisão da ITC, que tem o poder de banir a importação de produtos para o mercado norte-americano, acaba por ser inesperada, tendo em conta que num primeiro parecer a entidade considerou que a Apple não tinha violado quaisquer patentes de telecomunicações da Samsung. «Estamos desapontados pelo facto de a Comissão ter contrariado a sua decisão inicial e pretendemos recorrer» da mesma, anunciou Kristin Huguet, porta-voz da Apple, citada pelo The Wall Street Journal. A mesma responsável garantiu que a decisão «não tem impacto sobre a disponibilidade dos produtos da Apple nos Estados Unidos».

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
A sua empresa pode fazer sorrir crianças hospitalizadas. Saiba como.
Automonitor
Novo Alpine A110S pronto para encomendar em Portugal