Salvador Caetano e Siemens com autocarro 100% eléctrico

CaetanoSiemensA Salvador Caetano Indústria e a Siemens Portugal estão a ultimar a apresentação, na Alemanha, do primeiro autocarro totalmente eléctrico desenvolvido para uso exclusivo em aeroportos.

Estará em exibição pela primeira vez na Inter Airport Europe – feira internacional para o sector de aeroportos que decorre de terça a sexta-feira em Munique, na Alemanha. Segundo o Oje, o eCobus é o culminar de um projecto de 20 meses que implicou um investimento de um milhão de euros, apoiado em 40% pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

A Salvador Caetano Indústria e a Siemens Portugal defendem tratar-se de um “conceito totalmente inovador, resultado da conversão de autocarros de aeroporto COBUS diesel, que haviam sido construídos na CaetanoBus (fábrica do grupo Salvador Caetano sediada em Gaia), em veículos com um sistema de tração 100% eléctrico e com um novo design”. Segundo as empresas envolvidas, trata-se de uma “solução inovadora de reciclagem e reutilização de autocarros” que permite “estender o ciclo de vida destas viaturas por mais 10 anos”.

Equipado com baterias “de última geração” e dotado de um sistema de armazenamento de energia “fiável e seguro”, o eCobus permite, segundos os construtores, “reduzir os custos de manutenção e alcançar as zero emissões directas sem gerar ruído”. O eCobus permite reduzir em aproximadamente 75% a factura energética face aos autocarros movidos a diesel ou a gás, diminuindo as emissões de CO2.

O Jornal de Negócios refere que o objectivo é que, “em breve”, as cerca de 3.000 unidades COBUS movidas a diesel que circulam actualmente nos aeroportos de todo o mundo sejam reconvertidas em unidades eléctricas.

Para além da Salvador Caetano e da Siemens, é parceiro tecnológico do projecto o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI), a quem coube o desenvolvimento de um modelo de dimensionamento dinâmico para optimização da conversão de cada modelo de veículo de aeroporto.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
7 formas para se voltar a apaixonar pelo seu trabalho
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo