Saída de Emergência e Coming Soon unem-se contra os spoilers

Nem todas as pessoas conseguem ficar acordadas até de madrugada para assistir ao mais recente episódio de “Guerra dos Tronos”, mas há sempre quem tenha essa capacidade. Isso, por si só, não seria um problema: o problema está em quem estraga a surpresa aos fãs da série que decidiram esperar pelo dia seguinte.

E é a pensar nessas pessoas que a editora Saída de Emergência lança uma campanha contra os spoilers. Desenvolvida pela agência Coming Soon, tem como ponto de partida um filme para web em que é utilizada a linguagem típica dos vídeos de depoimentos anónimos. A ideia é chamar a atenção dos viciados em spoilers.

«Sim, a campanha é uma brincadeira, mas o problema do vício em dar spoilers é bem real: há pessoas que simplesmente não conseguem deixar de ir para as redes sociais contar tudo o que se passou no último episódio e estragar a experiência de quem ainda não assistiu. Há amigos e familiares que não se falam há semanas por conta disso», conta Marcelo Lourenço, director Criativo da Coming Soon.

Marcelo Lourenço explica ainda à Marketeer que o pedido da Saída de Emergência passava por criar uma campanha que tornasse a editora relevante nas redes sociais – o mesmo pedido de quase todos os clientes, sublinha o criativo. O objectivo era permitir à editora participar na conversa dos consumidores sem ser intrusiva.

«E nada mais relevante actualmente para um leitor de literatura fantástica e cultura pop do que a última temporada da série “Guerra dos Tronos”, um evento cultural que tem colocado toda a gente a falar», conta Marcelo Lourenço, acrescentando que esta deve ser uma das séries mais comentadas e discutidas da história recente da televisão. Em especial em Portugal, «com a chegada da HBO, que apostou todas as suas fichas na série».

Encontrada a base da campanha, restava escolher o ângulo: «E chegámos à conclusão de que era os malditos spoilers – um novo tipo de vício nascido no meio da cultura nerd e potencializado pelas redes sociais.» Diz Marcelo Lourenço que este é um novo fenómeno cultural e comportamental que não existia no ano passado e que prova a qualidade da série, que é realmente imprevisível.

Além disso, a Saída de Emergência tem uma clara ligação a “Guerra dos Tronos”, uma vez que oi a primeira editora em Portugal a apostar na saga de George R. Martin e a lançar os livros em português, no início do século.

Pedro Bexiga, também director Criativo da Coming Soon, acrescenta que também são fãs de “Guerra dos Tronos” e potenciais vítimas dos spoilers: «Achamos, em conjunto com o cliente, que era mais do que uma oportunidade, era uma obrigação da editora lançar este apelo.»

O vídeo chega às redes sociais hoje, apenas alguns dias antes do último episódio da série ir para o ar. “Depoimentos” conta com realização de Luciano Ottani (Show Off Fims) e sound design da Casa do Som.

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