Sabe quanta água consome em casa? Quercus lança simulador

A Quercus desenvolveu um simulador que permite medir o consumo de água em casa, tornando mais fácil a cada consumidor perceber quais as medidas de poupança que pode adoptar. Lançado no âmbito do Dia Mundial da Água, assinalado ontem, o simulador chega numa altura em que este recurso surge em destaque no combate ao novo coronavírus.

Uma das principais recomendações da Direcção-Geral de Saúde é lavar as mãos com frequência e sem água não seria possível levar a cabo esta medida de prevenção de contágio. Segundo a Quercus, o facto de a água ser tão importante na luta contra a pandemia torna ainda mais clara a sua importância e a necessidade de preservação.

“É cada vez mais imprescindível uma gestão adequada deste recurso. E, lembrando uma vez mais que a água ajuda no combate contra o contágio por COVID-19, não nos devemos esquecer da sua escassez. Nunca é de mais recordar como devemos agir para racionalizar e poupar um recurso precioso e essencial à vida”, sublinha a Quercus em comunicado.

De acordo com um questionário online realizado entre 21 de fevereiro e 21 de Março, 99,3% dos portugueses inquiridos tem noção de que a água é um bem escasso e, destes, 92% diz preocupar-se diariamente em poupar água: quase metade (44%) demora menos de oito minutos no duche, por exemplo. Além disso, a maioria dos participantes no inquérito já deixou de tomar banho de imersão – 82% nunca tomou e apenas 18% afirma tomar uma média de quatro banhos de imersão por ano.

Sobre o custo da água, a maioria dos portugueses considera que a água é um recurso caro (67%). Para poupar (tanto a carteira como o ambiente), poderá ser util optar por um autoclismo de dupla descarga, por exemplo, mas a Quercus adianta que há ainda quem não saiba do que se trata.

Cada descarga de autoclismo comum gasta entre dez e 15 litros de água. Já uma torneira aberta durante um minuto pode consumir 12 litros.

Quem quiser saber quanto gasta poderá recorrer ao simulador gratuito que a Quercus disponibiliza online no site do projecto EcoCasa, desenvolvido em parceria com a MakeItDigital, Zypho e Heaboo. Permite perceber, por exemplo, se o consumo de determinada pessoa está acima da média do seu distrito.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...