Sabe qual o valor energético da sua bebida espirituosa preferida?

A spiritsEUROPE, associação comercial que representa os produtores de bebidas espirituosas na Europa, assinou um Memorando de Entendimento no qual o sector se compromete a fornecer informação sobre o valor energético nos rótulos. Compromete-se também a disponibilizar a lista de ingredientes e a composição nutricional dos produtos online.

Trata-se de um acordo voluntário facilitado pela Comissão Europeia que, de acordo com a spiritsEUROPE, vai muito além dos compromissos iniciais assumidos pelo sector em Março do ano passado. Pela primeira vez, o memorando prevê um plano de lançamento dinâmico e ambicioso relativamente aos valores energéticos: uma em cada quatro garrafas colocadas à venda na União Euopeia deverá incluir esta informação no rótulo até ao final de 2020. O objectivo é que esta quota aumente para 50% em 2021 e 66% até ao fim de 2022.

Relativamente à lista de ingredientes online, deverão ser identificadas as matérias-primas para todas as categorias de espirituosas de um só ingrediente e vodka.

Os signatários do memorando, em que se inclui a spiritsEUROPE mas também empresas e associações comerciais a título individual, vão trabalhar com a Comissão Europeia para monitorar o impacto e a eficácia do mesmo. Estão previstas duas reuniões anuais para rever e analisar os progressos alcançados.

«Estamos orgulhosos com o compromisso único e pioneiro assinado pelos produtores de bebidas espirituosas europeus que fornecerão aos consumidores a informação que estes procuram», refere Christian Porta, presidente da spiritsEUROPE. Segundo o mesmo responsável, as novidades oferecem aos consumidores mais autonomia para fazer escolhas informadas e responsáveis.

Por outro lado, o memorando fornece aos destiladores europeus a «clareza e a orientação necessárias para implementar as regras acordadas dentro de um cronograma altamente ambicioso».

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Uma causa global debatida em três países em simultâneo
Automonitor
Torres Vedras já tem autocarro 100% elétrico