Sabe qual é a faixa etária que mais poupa no Natal?

Este Natal, os portugueses entre os 35 e os 44 anos são os que mais planeiam aumentar as suas economias, já que 34% desta faixa etária está a contar poupar ao longo das próximas semanas. Os mais velhos, entre os 55 e os 65 anos, são os que menos tencionam poupar, de acordo com o Observador Cetelem.

Por outro lado, tendo em conta somente as intenções de despesa, este grupo é o que menos pensa aumentar os seus gastos (18%), ao passo que os consumidores entre os 25 e os 34 anos são os que têm mais vontade de aumentar as despesas (39%).

O mesmo estudo, desenvolvido em colaboração com a Nielsen, indica ainda que, no geral, os portugueses demonstram uma maior intenção de aumentar as despesas (33%) do que as poupanças (30%), resultando num balanço negativo de 3% entre os dois indicadores. Em 2015, registou-se um saldo de -2%. Em suma, existe mais vontade de gastar do que de poupar durante o Natal.

Por faixa etária, os consumidores entre os 45 e os 54 anos são os que apresentam o balanço mais negativo (-7%). Já os grupos entre os 35 e os 44 anos e entre os 55 e os 65 anos são os que apresentam o saldo mais positivo entre poupanças e despesas.

O Observador Cetelem refere ainda que o Sul de Portugal é a região onde mais se pretende poupar (43%) e, curiosamente, também aquela onde mais se pretende gastar (36%).

Quanto às categorias com maior intenção de compra, destaque para lazer/viagens (14%), telemóvel/smartphone (135), electrodomésticos (9%), obras de remodelação/decoração (6%), computador pessoal (6%) e mobiliário (65).

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Automonitor
Quer poupar 700€ por ano no seguro do carro? Saiba como