RTP, SIC e TVI criam associação para medir audiências

Está a nascer uma nova associação dedicada à medição das audiências de televisão em Portugal. RTP, SIC e TVI são as responsáveis pela novidade, tendo em vista a promoção, modernização e transformação da indústria televisiva no mercado nacional, segundo é explicado em comunicado.

A intenção é seguir as melhores práticas internacionais e garantir um futuro mais risonho para a medição de audiências. No mesmo comunicado, os três operadores reiteram a importância da existência de um serviço transparente, fiável e independente, razão pela qual serão convidados representantes de outros canais para integrar a associação, bem como de stakeholders da indústria.

A associação surge no seguimento da decisão tomada pela RTP, SIC e TVI de estabelecer uma parceria com a GfK pelo período de um ano, após a conclusão do contrato de prestação de serviços de medição de audiências celebrado entre a Comissão de Análise de Estudos e Meios (CAEM) e a GfK (com fim marcado para 31 de Dezembro).

Isto significa que durante 2019, a medição de audiências será gerida pela nova associação, responsável também por lançar um concurso internacional para a prestação deste serviço a partir de 2020.

“O modelo de governo da nova associação responsável pela gestão do sistema de medição de audiências de televisão em Portugal garantirá a representatividade do mercado e da indústria televisiva de forma inclusiva, transparente e eficaz, e implementará as melhores práticas internacionais na medição das audiências televisivas dos canais que operam em Portugal”, concluem os operadores.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)