Robots europeus aprendem a fazer pizzas

Na Alemanha, existem robots a aprender a fazer panquecas e pizzas para que os humanos nunca mais tenham de o fazer. A ideia integra o projecto europeu RoboHow e parte do WikiHow, manual de instruções com base na Wikipedia, para ensinar os equipamentos inteligentes a seguirem procedimentos passo a passo.

Para isso, o robot PR2 não está apenas a aprender a pôr em prática as instruções do WikiHow. Está também a tentar aprender um conceito mais geral de linguagem para que não tenham de ser explicadas todas as acções, especialmente aquelas que para os humanos são intuitivas e que, por isso, podem esquecer-se de transmitir aos robots.

O próximo passo é aplicar estas aprendizagens ao mundo industrial para que as empresas possam beneficiar da inteligência artificial. «Se tiver um robot numa fábrica, vai querer que ele crie parâmetros automaticamente a partir da descrição semântica dos objectos», explica Michael Beetz, responsável pelo projecto em declarações ao Mashable.

Isto é, pedir ao robot para fazer algo e ele simplesmente fazê-lo, sem ser necessário explicar o processo milimetricamente.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Tem problemas com a entidade empregadora? Fique a saber onde os pode resolver
Automonitor
Elon Musk e os problemas com as janelas dos carros