Ricos ficaram mais ricos em 2013

Bill Gates_2De acordo com o Bloomberg Billionaires Index, as 300 pessoas mais ricas do planeta ficaram ainda mais ricas no ano passado, tendo acrescentado 524 mil milhões de dólares (cerca de 385,3 mil milhões de euros) à sua fortuna líquida conjunta, com destque para o norte-americano Bill Gates.

Segundo o ranking diário da agência Bloomberg, no dia 31 de Dezembro de 2013, os 300 indivíduos mais ricos do planeta registavam uma fortuna líquida conjunta de 3,7 biliões de dólares (2,7 biliões de euros, ao câmbio actual). Os maiores ganhos foram registados na indústria da tecnologia, onde as fortunas subiram em média 28% ao longo do ano. E das 300 pessoas mais ricas do planeta em 2013, apenas 70 viram a sua fortuna cair em relação ao ano anterior.

Bill Gates, o fundador e chairman da Microsoft, foi a personalidade que mais conseguiu ampliar a sua fortuna, nomeadamente de 15,8 mil milhões de dólares (11,6 mil milhões de euros, ao câmbio actual) em 2012 para 78,5 mil milhões de dólares (57,7 mil milhões de euros) em 2013, à medida que as acções da Microsoft subiram 40%. Porém, a Microsoft representa menos de um quarto da fortuna de Bill Gates, que tem acções em mais de 30 empresas cotadas em bolsa, incluindo a maior companhia ferroviária do Canadá, a Canadian National Railway, ou a cadeia de hotéis Four Seasons.

Recorde-se que em Maio do ano passado Bill Gates destronou o mexicano Carlos Slim como o homem mais rico do mundo. O milionário mexicano, que detém a operadora América Móvil, entre outros negócios, viu a sua fortuna cair 1,4 mil milhões de dólares (mil milhões de euros) em 2013, muito graças a uma lei aprovada no ano passado pelo Congresso do México que visa atenuar o domínio do magnata no sector das telecomunicações.

No entanto, do lado das perdas o destaque vai para o brasileiro Eike Batista, que perdeu 12 mil milhões de dólares (8,8 mil milhões de euros) ao longo de 2013. As dores de cabeça do milionário agravaram-se em Outubro passado, quando a OGX Petróleo & Gás Participações SA, a companhia petrolífera que o tornou o homem mais rico do Brasil, foi obrigada a pedir protecção judicial contra credores, depois de ter falhado um acordo para reestruturar a sua dívida. Em Março de 2012, Eike Batista era o 8º homem mais rico do planeta, segundo as estimativas da Bloomberg, mas agora apresenta um saldo líquido negativo.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Automonitor
Portugal a caminho de bater recorde de produção anual