“Relembrar para não repetir”: Canal HISTÓRIA transforma tatuagens de Auschwitz em alerta contra o neonazismo

CampanhasNotícias
Marketeer
09/06/2025
16:32
CampanhasNotícias
Marketeer
09/06/2025
16:32
Partilhar

No ano em que se assinalam os 80 anos do Holocausto, o Canal HISTÓRIA, produzido pela AMC Networks International Southern Europe, lança em Portugal a campanha “Relembrar para não repetir”, uma iniciativa que visa alertar para o crescimento do neonazismo à escala global.

Em nota de imprensa, o canal destaca que “em cada spot e página publicitária da campanha, o Canal HISTÓRIA transforma as tatuagens de identificação dos prisioneiros de Auschwitz sobreviventes do Holocausto, numa representação visual com estatísticas atuais sobre crimes de ódio a nível mundial, reveladores do apoio à ideologia neonazi e fanatismo em torno da figura de Hitler.”

A campanha, criada pela Dentsu Creative Iberia para os mercados português e espanhol, estabelece uma ligação direta entre o passado e o presente, recordando que o ódio e a desumanização continuam a marcar presença na atualidade. Através de imagens reais destas tatuagens de má memória, são revelados dados preocupantes, como os 33.963 crimes de ódio por racismo registados na Alemanha em 2024 ou a existência de 50.023 vídeos com discursos de Hitler no TikTok. Estas estatísticas surgem como resposta à onda crescente de desinformação e negacionismo, particularmente evidente nas redes sociais, fenómeno apontado num estudo da UNESCO de 2022.

Maurizio Vitale, Head of Marketing, Distribution and Brand Strategy da AMC Networks International Southern Europe, afirma: “A história apenas é relevante se a recordarmos. Estamos num momento crítico em que muitos dos sobreviventes do Holocausto já não estão entre nós para contarem as suas histórias. É nossa responsabilidade divulgar estes factos e fazer o que estiver ao nosso alcance para que as lições do passado não sejam esquecidas, sobretudo quando as forças do extremismo ganham terreno.”

Também Lourenço Thomaz, Diretor Criativo da Dentsu Creative Iberia, reforça o papel do canal: “O Canal HISTÓRIA está especialmente capacitado para agir, uma vez que construiu, ao longo de mais de 25 anos, uma reputação como um meio de comunicação de referência na divulgação da memória histórica. Na Dentsu Creative, estamos muito orgulhosos por acompanhar este projeto e por colocar a criatividade ao serviço da verdade.”

Além de estar em exibição no Canal HISTÓRIA, a campanha está presente noutros canais do grupo AMC Networks International Southern Europe — AMC, AMC CRIME, AMC BREAK, Odisseia e Canal Hollywood (Dreamia) —, e conta ainda com um spot na Rádio Observador e presença ativa nas redes sociais.

Reconhecida nacional e internacionalmente, a campanha foi distinguida com três ouros na 27.ª edição do Festival Clube da Criatividade de Portugal, nas categorias de Imprensa, Outdoors e Direção de Arte em Publicidade, bem como uma prata na categoria de Campanha Filme e um bronze na categoria de Filme até 30. Está igualmente nomeada para o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que decorre de 16 a 20 de junho em Cannes, França.


Notícias Relacionadas

Ver Mais