A Warner Bros. Discovery anunciou esta segunda-feira que vai dividir-se em duas empresas públicas até ao próximo ano, numa reestruturação que visa responder à transformação profunda da indústria do entretenimento. Numa altura em que se verifica um crescente abandono das subscrições de televisão por cabo — o chamado fenómeno de “cortar o cabo”, a empresa decide tomar medidas separando o streaming dos estúdios da televisão por cabo.
Segundo a Associated Press, a nova estrutura contará com duas entidades distintas: o Streaming & Studios e Global Networks. O primeiro, dedicado principalmente ao streaming, vai integrar unidades como a Warner Bros. Television, Warner Bros. Motion Picture Group, DC Studios, HBO e HBO Max, além dos vastos catálogos de cinema e televisão da empresa. Já a Global Networks incluirá a CNN, TNT Sports nos EUA, canais em sinal aberto na Europa, o serviço de streaming Discovery+ e a plataforma digital Bleacher Report.
David Zaslav, atual CEO da Warner Bros. Discovery, assumirá a liderança da nova empresa focada em streaming e produção. Por sua vez, Gunnar Wiedenfels, atual CFO, será o CEO da divisão Global Networks. Ambos manter-se-ão nos cargos atuais até à conclusão da separação.
A decisão estratégica surge dias depois de os acionistas terem rejeitado simbolicamente os pacotes salariais de vários executivos para 2024, incluindo os mais de 51 milhões de dólares atribuídos a Zaslav.