
Redes sociais fervilham com debates políticos: Luís Montenegro e André Ventura no topo das menções
O Barómetro Cision/Brandwatch Eleições Legislativas 2025 revela que, no final da primeira semana de debates, Luís Montenegro consegue chegar ao topo das menções nas redes sociais e igualar o líder do Chega. Luís Montenegro e André Ventura estão agora empatados com 19% das menções dos internautas. O terceiro lugar é ocupado por Paulo Raimundo com 15%, seguido do líder do PS, Pedro Nuno Santos e de Rui Rocha da Iniciativa liberal, ambos com 11%.
No que diz respeito aos temas abordados, a Habitação é, no final da primeira semana de debates o tema mais abordado, recolhendo 37% das menções seguido da Imigração com 27% e da Saúde com 22%.
Debates de sexta a domingo
O primeiro debate, da passada sexta-feira, colocou frente a frente duas figuras de segundo plano da Aliança Democrática e do Livre, Nuno Melo e Isabel Mendes Lopes trocaram acusações acesas que foram mencionadas pelos internautas, sobretudo, com acusações por parte da deputada do Livre à inação do Governo na questão da habitação e também da proposta da AD de proibir os telemóveis nas escolas sendo esta medida vista como uma solução que pode não resolver as questões subjacentes à qualidade do ensino.
Nuno Melo foi o mais mencionado obtendo 71% das menções e o tema mais focado foi a Educação que reuniu 41% das menções.
No segundo debate do dia estiveram os líderes do PCP e da Il, onde os internautas elogiaram a atuação de Paulo Raimundo destacando a sua capacidade de desafiar eficazmente os argumentos de Rui Rocha, nomeadamente nas criticas feitas à proposta da Iniciativa Liberal na privatização dos serviços públicos, particularmente, nos cuidados de saúde e na habitação.
Paulo Raimundo foi o mais mencionado atingindo os 53%, sendo a habitação tema mais referido com 53% das referências.
No sábado houve mais dois debates, o primeiro foi entre Pedro Nuno Santos e Inês Sousa Real com os internautas a destacarem as trocas acesas de palavras com a líder do PAN a acusar Pedro Nuno Santos de se estar a alinhar com a extrema-esquerda. Os internautas também reagiram com humor e critica à confusão de Inês Sousa Real entre PS e Bloco de Esquerda.
O líder do PS foi o mais mencionado com 62% e o tema da habitação com 70% foi o mais evidenciado nas redes sociais.
O outro debate do dia colocou frente a frente Mariana Mortágua do BE e Paulo Raimundo do PCP, os internautas destacaram de forma positiva a abordagem articulada e preparada da líder do BE. No que diz respeito, a Paulo Raimundo houve um misto de reações, sendo destacado de forma positiva a sua clareza em questões-chave e pela negativa a sua falta de substância nos mesmos temas.
O líder do PCP foi o mais mencionado com 71% e a Habitação o tópico mais abordado nas redes sociais com 56% das menções.
No domingo, mais dois debates, Nuno Melo e Inês Sousa Real foram os primeiros a entrar em ação com os internautas a destacarem a abordagem da líder do PAN com críticas à abordagem do Governo sobre as políticas de imigração.
Neste debate, Nuno Melo foi o foi o mais mencionado com 69% e a Imigração a liderar os temais mais abordados com 46%.
O último debate do fim de semana foi entre o líder do Livre, Rui Tavares e o líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha. Os internautas revelaram alguma preocupação no que diz respeito à resolução de questões importantes como a segurança social e a habitação, uma vez que Rui Rocha apenas criticou a a forma como o Governo está lidar com essas questões e Rui Tavares de apontar falhas as propostas da IL.
O líder da IL foi o mais mencionado com 56% e o tema da Habitação reuniu a maioria das menções com 61%.
Ao final da primeira semana de debates para as Eleições Legislativas do próximo dia 18 de maio, o debate que gerou mais menções foi o debate entre o líder do Chega, André Ventura e o líder do Livre, Rui Tavares, obtendo 185 das menções, sendo o frente a frente entre Mariana Mortágua e Inês Sousa Real aquele que menos menções gerou.
Os dados relativos a este estudo foram aferidos através da plataforma Brandwatch, uma empresa do grupo Cision, líder global em inteligência digital do consumidor e monitorização de redes sociais. A Brandwatch usa a mais recente inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática, para estruturar e extrair valor das opiniões de milhões de usuários das redes sociais.