Rede Multibanco bate recorde de operações

Dezembro de 2018 foi o melhor mês de sempre da rede Multibanco: foram processadas mais de 276 milhões de operações. Dados da SIBS indicam que também o processamento mensal nos Terminais de Pagamento Automático (TPA) da rede Multibanco atingiu um novo recorde, tendo ascendido a mais de 116 milhões de compras.

Ainda sobre o mês de Dezembro, a SIBS revela que 21 foi o dia com maior número de operações processadas (cerca de 11,5 milhões) e que 22 foi o dia com o maior número de compras (cerca de 5,2 milhões).

Entre 2012 e 2018, as operações aumentaram 39% no mês de Novembro e 33% em Dezembro. A SIBS justifica esta evolução com as compras, que saltaram 64% em Novembro e 50% em Dezembro. Neste dois meses, os supermercados tiveram o maior peso no consumo dos portugueses, seguidos pelas categorias referentes a moda, restauração, gasolineiras e cultura, entretenimento e electrónica. A restauração foi a categoria que mais cresceu em relação ao ano passado (16%).

Relativamente a operações realizadas por estrangeiros na rede Multibanco, os mesmos dados mostram que houve um aumento de 83% em Novembro e de 72% em Dezembro, entre 2012 e 2018. As compras dos estrangeiros representaram 5,8% do total de compras em Portugal.

Na época natalícia, os cartões emitidos em França foram os que mais transacções efectuaram em Portugal, à frente do Reino Unido, Espanha, EUA e Alemanha.

Quanto às compras online, a SIBS indica que se verificou um aumento de 187% em Novembro e de 168% em Dezembro, entre 2012 e 2018. As compras online representaram 7,1% do total de compras dos portugueses, sendo que viagens e transportes foi a categoria com mais peso.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)