Reclamações sobem 203% no Portal da Queixa

Entre Janeiro e Junho deste ano, o Portal da Queixa registou um aumento de 203% no número de reclamações registadas, face ao período homólogo de 2016. A plataforma online recebeu 33.646 queixas por parte de consumidores portugueses.

O número verificado é justificado pelo portal através do crescimento na procura de meios digitais para dirigir reclamações a marcas e entidades públicas. «A mudança de paradigma é tão evidente que o número de reclamações aumentou de forma exponencial e ultrapassou os objectivos iniciais para os primeiros seis meses do ano», refere Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa.

No primeiro semestre, a plataforma recebeu uma média de 200 reclamações por dia, sendo que a maioria (cerca de cinco mil) teve como destino operadoras de televisão, internet e telefone. Meo e Nos foram, aliás, as marcas que reunira mais queixas. Seguem-se as categorias referentes a serviços sociais e de administração pública, compras e grande consumo e, ainda, correio, transporte e logística.

O Portal da Queixa conta, actualmente, com mais de 150 mil utilizadores registados, apresentando um crescimento médio de oito mil novos registos mensais. «A facilidade e a rapidez online para fazerem as suas reclamações, aliado ao facto de ser totalmente gratuita, leva cada vez mais portugueses a preferirem partilhar as suas experiências de consumo na plataforma, em vez dos tradicionais canais das marcas que fecham a comunicação», conclui Pedro Lourenço, em comunicado.

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