Quer ir ao Pico fazer um retiro?

A ilha já é um santuário de bem-estar e energia. Agora, entre Janeiro e Maio, as Lava Homes reforçam-no com vários programas de retiro. Todos diferentes, todos os meses, para várias procuras e encontros.

A ilha do Pico há um destino que é, já por si, um retiro. As Lava Homes são daqueles lugares onde vamos e deixamos parte de nós (eu sei, ando a deixar bocadinhos de mim por aí!). A começar pela localização, todo o conceito, o aconchego das casas e o bom-gosto, a simpatia e o mar ao fundo, o verde que desce até às ondas ou a piscina exterior aquecida, o barulho do vento e o céu estrelado. Ali, não se demora a respirar devagar. Como que se nos cola à pele. E deixamo-nos ir. O problema das Lava Homes é que estão, lá está, no Pico. Uma ilha ainda sazonal e onde o maior fluxo turístico acontece entre Maio e Outubro.

Mas uma ilha, também, cada vez mais procurada por yogis ou amantes de meditação, para quem quer só estar e estar com tempo, sem tempo! Por isso, Benedita Branco, o rosto das Lava Homes, não só sonhou como decidiu fazer uma mão-cheia de retiros que arrancam já em Janeiro e se estendem até Maio. Para quem procura parar ou trabalhar o movimento, para quem se quer conhecer melhor ou apenas estar!

Nós fomos ao Pico naquela que foi uma experiência intensa de cinco dias. Um programa ou um retiro por dia, muitos sentidos trabalhados, muitas emoções partilhadas. A respirar e a sus[1]pirar, dançar e caminhar, olhar nos olhos e cantar. A aprender. Regressámos de alma cheia e cabeça “solta”, longe de nós. Numa calmaria cruzada com todo um turbilhão. Mas regressámos melhor e melhores. Com outra aprendizagem de nós e sobre nós.

E é tudo isto que pode encontrar nas Lava Homes já a partir de dia 16. Conheça os programas, que serão diferentes todos os meses, que incluem sempre alojamento no resort e que têm todas as refeições preparadas por um chef especialista em bem-estar, Francisco Basílio.

  • Evolution Retreat

16 a 21 de Janeiro e de 13 a 18 de Fevereiro

Orientado por Tomás de Mello Breyner, um retiro mais ritualista e muito assente no silêncio. Para parar, sentir e nutrir e que, segundo o próprio Tomás, «promete trazer às pessoas um sentimento de equilíbrio, bem-estar e alegria» ao longo dos cinco dias orientados «por facilitadores experientes».

Pode começar a manhã com uma meditação guiada, a que se seguirá uma aula de yoga com Silvia Leilani. Silvia sempre fez desporto e desde há anos que é certificada em Hatha Yoga, a que acrescentou o Ashtanga que aprendeu na Índia. Duas práticas diferentes, uma mais dinâmica e outra mais espiritual, que cruza agora – juntamente com o desporto – nas aulas que partilha. «Juntei a espiritualidade, o treino dinâmico que ajuda a preparar o corpo para acalmar o sistema nervoso central, e o conhecimento desportivo, pelo que o meu Yoga é uma mistura de muitos conhecimentos. Um Hatha Yoga muito dinâmico, mais uma inspiração espiritual, e um movimento inteligente que leva a mover o corpo em 360 graus», diz. Tudo isto com muita criatividade, para que o movimento ajude à felicidade de quem o pratica. Ao longo da semana haverá ainda sessões de Sound Healing com Ângelo Surinder, para sintonizar corpo, mente e espírito através da frequência dos instrumentos, e massagens terapêuticas com Igor Libânio. Igor dedicou-se à vida holística há 15 anos, foi aprender mais de 30 tipos de massagens, trabalhou em cinco continentes e há três anos regressou a Portugal para fazer massagens que são um cruzamento de osteopatia com quiropatia, shiatsu, thai, reiki, californiana ou contact dance. Tudo numa só sessão e em estilo coreográfico!

Pelo meio, há passeios e caminhadas!

  • Reconnection Retreat

De 23 a 28 de Janeiro; entre 6 e 11 de Fevereiro; e de 20 a 25 de Fevereiro

Bernardo Gama foi bailarino durante anos. Desde há algum tempo descobriu e quis conhecer melhor o método que o “salvou” das dores de costas ganhas em palco: o Gyrokinesis. Ao Pico, vai levar esse mesmo método, naquele que será um retiro onde o movimento terá palco principal. Através de várias práticas mentais e corporais com a orientação de um sound healer, o retiro foi pensado para quem quer trazer movimento e grounding à sua vida. «Gostava que quem fosse ao retiro se livrasse da estagnação, que desse novas possibilidades ao corpo e não só físicas como energéticas. Mas, sempre, através do movimento», partilha Bernardo. Para isso, haverá sessões diárias de Gyrokinesis – a tal prática que tem como base princípios do Yoga, Tai- -Chi e Chi-Kung –, assim como prática diária de Yoga adaptada a cada pessoa e desenhada por Pedro Mendes. Pedro é, também ele, ex-bailarino da Gulbenkian e trabalha o Yoga a um nível físico de autoconhecimento e superação dos limites do próprio corpo, com impacto ao nível da qualidade de vida. Ao longo da Yoga a um nível físico de autoconhecimento e superação dos limites do próprio corpo, com impacto ao nível da qualidade de vida. Ao longo da semana há ainda meditação activa, sessões de grupo de sound healing; Dança Estática; e Cerimónia do Cacau, assegurada por Momo, e que ajuda a despertar os sentidos, os centros energéticos e a abrir o coração; uma introdução à prática da automassagem; passeios e caminhadas, um workshop de batidos detox e as tais massagens terapêuticas de Igor Libânio.

  • Writing and Constellation Retreat

De 27 de Fevereiro a 4 de Março

Retiro mais holístico, que integra as dimensões física, emocional, mental e espiritual. «Escrever por meio dessa perspectiva holística proporcionará cura, desenvolvimento pessoal e espiritual e um contacto mais profundo com a alma», descreve-se.

  • Magdalene Retreat

De 6 a 11 de Março

Os participantes serão convidados para uma semana de activações da linhagem sagrada, cerimónias das sacerdotisas e iniciações da alma feminina no nível Sophiânico. É um retiro para mulheres no caminho da memória e apresenta-se como indo além de um retiro tradicional. “É um verdadeiro rito de passagem que irá recodificar o ADN dos convidados e iniciá-los na liderança iluminada. O programa inclui a aprendizagem dos códigos-chave femininos que desbloqueiam poderes arquétipos no projecto da alma ou a introdução aos Ritos do Ventre e aos Ritos da Rosa.” Não é necessária experiência cerimonial prévia.

  • Wild Feminine Rising Retreat

De 13 a 18 de Março

Este retiro foi desenhado a pensar em quem está cansado de pensar pequeno, ficar em silêncio e sentir-se preso, e deseja tomar as rédeas da sua vida e reconectar-se com o seu poder feminino selvagem, numa jornada de amor próprio e irmandade. É uma experiência em alquimia projectada para recodificar e recalibrar a nível celular, trabalhando a confiança, despertando os Códigos Creatrix e conectando-se com uma irmandade de mulheres. Até ao final da semana, os participantes estarão embrenhados em amor, inabaláveis na luz, e luminosos na beleza crua e autêntica. Não é necessária nenhuma experiência para participar em actividades como a cerimónia de movimento lento, suave e sensual, o Yoni Sagrado e Espiral do Ventre, Shamanka Drum Journey, Activação de Voz – Libertação da Verdade –, Tonificação de Chakra, Ritual de Fogo, Corte de Cordão, Dança Estática de Shakti e Conexão Profunda com o Verdadeiro Eu e a Mãe Terra.

  • Awaken to a Higher Self Retreat

De 20 a 25 de Março e de 27 de Março a 1 de Abril

Neste retiro, os participantes podem conectar-se com as essências dos planetas dentro deles através de práticas soul-body (Pilates, Yoga, Chi-Kung), meditação, escrita e pintura intuitiva, jogos de relacionamento, dança (Dança Estática, Dança dos 7 Chakras), práticas tantra (exercícios respiratórios, fluxo tantra, equilíbrio divino masculino e feminino), exercícios sistémicos e jornadas xamânicas (com tambores xamânicos).

  • Integrative Healing Retreat

De 3 a 8 de Abril; de 10 a 15 de Abril; de 17 a 22 de Abril; e de 24 a 29 de Abril

Self-healing, massagens, meditações guiadas para awakening e Yoga tradicional. Uma semana intensa, em que os participantes serão convidados a superar e que inclui sessões de hipnoterapia, respiração alquímica consciente, osteopatia craniossacral, mindfulness & expanded awareness e meditações guiadas. O objectivo é que, ao longo destes dias, se aprenda a revitalizar o corpo através de uma dieta adequada e da medicina natural, abrir-se para um movimento e expressão mais autênticos com dança e exercícios xamânicos, fazer uma desintoxicação emocional com respiração, a par da compreensão da mente e das emoções. Tudo isso orientado pela psicologia moderna que se combina com a antiga tecnologia espiritual.

  • Transcendent Retreat

De 1 a 6 de Maio

Os participantes serão iniciados numa jornada de Awakening into the Eternal, Transcendent Consciousness, Being, or Heart. Depois, continuarão para o Despertar, para um Processo Criativo de Espírito-Acção, através da Meditação, Diálogo, Qi Gong, Dançando na Luz e outras modalidades.

Pelo meio de tudo isto, haverá a comida. Uma comida cuidada e de sabor, terapêutica e alinhada com cada programa, concebida e garantida pelo chef Francisco Basílio. Um chef que já estudou Psicologia, mas que cedo percebeu o seu gosto e alinhamento com a cozinha. Viajou pelo mundo, aprendeu novas culturas, experienciou outras gastronomias e técnicas. Aos 25 anos, foi para a Índia por engano, mas seria na Índia que haveria de conhecer a gastronomia local e a medicina ayurvédica. Agora, pratica os conhecimentos ancestrais recebidos através da culinária. Depois de viver em várias partes do mundo, tem agora espaço no Meco, Sesimbra, onde vive com a mulher, a filha e alguns animais, onde cozinha por marcação e onde recebe hóspedes como se fosse casa.

Texto de M.ª João Vieira Pinto

Artigos relacionados