Quem são e o que fazem os portugueses online?

Cada internauta português faz, em média, 72 visitas à internet por dia, dedicando duas horas do seu quotidiano a este meio. A conclusão é do estudo “Net Behaviour – Comportamento da População Portuguesa na Internet”, segundo o qual Media é o sector mais popular: média de 117 visitas mensais por internauta.

Seguem-se os Classificados (80 visitas por mês), Retalho (44), Banca (26) e Turismo (25). Em termos de tempo de visita, por outro lado, a ordem é diferente, com os Classificados a liderarem (98 segundos por visita). Logo depois surgem Retalho (93), Automóvel (92), Turismo (88) e Telecomunicações (82).

O estudo, elaborado pela PSE, analisa os hábitos online da população portuguesa, tendo concluído ainda que a maioria das buscas (26%) corresponde a pesquisas comparativas sobre análise de produtos e/ou serviços e respectivos preços.

«Em Portugal, há uma média mensal de quase 7 milhões de internautas que navegam pela internet por mais de 364 milhões de horas. O que fizemos neste estudo foi criar perfis comportamentais para estes internautas, arrumando-os em 15 personas e analisando a sua interacção com 11 dos principais sectores de atividade», explica Nuno Santos, Chief Analytics & Strategy Officer da PSE.

O estudo indica também que existem 15 tipos de internautas:

The Browser – é o perfil com maior presença na Internet em Portugal, sendo responsável por cerca de 19% do total de visitas realizadas mensalmente. Não se destacam preferências, pelo que é considerado um perfil de navegação genérica;

Urban Professional – maioritariamente do género masculino, residentes na região urbana, com profissões qualificadas e com ensino superior. As suas preferências de navegação indicam que a utilização da Internet é realizada numa óptica profissional. Verifica-se uma clara preferência pela navegação na Internet em horário laboral;

Home Rider – são Internautas com profissões qualificadas e nível de ensino tendencialmente superior. Estes internautas apresentam uma utilização da Internet como complemento à sua actividade profissional. Em média, por dia, realizam 41 visitas, sendo este valor inferior à média global;

Online Student – são Internautas jovens e na sua maioria estudantes. Na sua utilização da Internet existe uma preferência de navegação claramente superior à média global, nas temáticas Televisão e Filmes e Conhecimento Científico e Cultura;

Young Communicator – são Internautas jovens, maioritariamente do género feminino, com preferências de navegação em Redes Sociais e Aplicações e Chat;

Social – são maioritariamente do género feminino, com maior preferência pela navegação em páginas de Internet de Redes Sociais O seu número médio de visitas diárias é inferior à média global;

Googler – maioritariamente do género masculino, apresentam maior preferência pela navegação a sites de Pesquisa;

Power User – caraterizam-se pelo elevado volume de visitas. Apesar de representarem apenas 5% dos Internautas portugueses o conjunto destes Internautas é responsável por cerca de 22% do total de visitas realizadas. Estes são os Internautas que estão “sempre online”;

Bon Vivant – são Internautas adultos e maioritariamente do género masculino. A sua utilização da Internet é realizada numa óptica de diversão/lazer;

High Up Generation – são adultos jovens, de ensino superior e de classe social elevada;

Struggling Generation – são adultos jovens, tendencialmente do género feminino, pertencentes a uma classe social inferior e com empregos menos qualificados e/ou desempregados;

Shopping Comparison Seeker – são adultos jovens, do género masculino, de classes sociais mais baixas e com profissões menos qualificadas e/ou estudantes. Demonstram uma clara preferência por pesquisar sobre Comparison Shopping;

Senior Discoverer – são Internautas seniores (com mais de 55 anos) que na sua maioria se encontram reformados. Estão a “dar os primeiros passos” na Internet;

Night Bird – são tendencialmente internautas mais jovens e do género masculino. O seu grande factor diferenciador é a navegação durante o período nocturno.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Automonitor
Produção de carros em outubro quase nos 15%