Quem ouve rádio em Portugal?

A Rádio Comercial é, mais uma vez, a estação de rádio líder em Portugal, mas como é constituída a audiência que determina estes resultados? Dados do SpotLight On da MEC indicam que a maioria dos ouvintes é do sexo masculino e que a faixa etária que mais ouviu rádio durante a quarta vaga do Bareme Rádio vai dos 35 aos 44 anos. Os que menos ouviram tinham mais de 64 anos.

Quanto a regiões do País, a maior parte dos ouvintes é da Grande Lisboa, logo seguidos pelo Grande Porto e Litoral Norte. Litoral Centro e Interior Norte são as regiões que registam menos ouvintes.

Tendo como termos de comparação a segunda vaga deste ano, o tempo médio de audição diária mantém-se inalterado: 3h15m. O relatório da MEC indica, porém, que o tempo médio de audição reduziu entre os indivíduos dos quadros médios e superiores (-12 minutos), do sexo masculino, classe ABC1 e na faixa etária entre os 25 e 44 anos (-5 minutos). Os estudantes são quem ouviu menos rádio, ficando pelas 2h8m.

O mesmo relatório avança ainda que o consumo de rádio apresenta uma ligeira quebra face à vaga anterior: de 55,2% passou para 54,4%.

A Rádio Comercial registou uma audiência acumulada de véspera (AAV) de 16,5%, ao passo que a RFM registou 14,8% no mesmo parâmetro. O título de grupo de rádios líder vai para o Grupo Renascença com 23,3% de AAV.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
7 formas para se voltar a apaixonar pelo seu trabalho
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo