Quem lidera no Instagram em Portugal?

Bolos, viagens e muito futebol. É desta forma que a Primetag, empresa dedicada ao Marketing de Influência, descreve a sociedade portuguesa no Instagram, fruto de um estudo que envolveu mais de 1500 perfis nesta rede social.

Elaborada por categorias, a análise demonstra, por exemplo, que Cristiano Ronaldo é a figura com mais destaque no mundo do Desporto – ainda que não se limite a esta área e a sua popularidade seja transversal a todos os públicos. O futebolista é responsável por mais de metade de todas as interacções contabilizadas em Portugal e todas as marcas que lhe estão associadas (Selecção Nacional e Juventus, entre outras) beneficiam deste reconhecimento.

No ranking de engagement, Real Couple Real Food são reis, à frente de Manuel Fernandes e Jota. Por outro lado, as marcas mais citadas pelos influenciadores nesta categoria são Prozis, Selecção Portuguesa de Futebol e Adidas Originals.

Passando para Moda e Beleza, verifica-se que não existem influenciadores masculinos, ao contrário do que acontece em Espanha. Segundo o estudo da Primetag, Sara Sampaio é o principal nome nesta área, acumulando o maior número de seguidores e os vídeos com mais interacções. Seguem-se Vanessa Martins e Liliana Filipa.

Em termos de engagement, a luso-britânica Alice Trewinnard regista os níveis mais elevados. Quanto às marcas mais mencionadas, destaque para a Zara, Mango e H&M.

Em Arte e Entretenimento, a Primetag decidiu criar duas sub-categorias: na Música, TV e Cinema, a liderança pertence a Rita Pereira; em Entretenimento Digital, a coroa pertence a SirKazzio. Por seu turno, o Rock in Rio foi o festival de música mais mencionado pelos influenciadores portugueses, seguido do Nos Alive e Meo Sudoeste.

Na categoria de Viagens, João Cajuda é o nome mais sonante, uma vez que utiliza a rede social como diário das suas viagens e é capaz de transportar os seguidores para destinos exóticos sem saírem do Instagram. A análise revela ainda que Paris, Madrid e Londres são os destinos internacionais preferidos dos influenciadores portugueses e o Turismo de Portugal, TAP e Condé Nast Traveler as marcas.

Por fim, no que respeita a Gastronomia, Marco Costa é o influenciador mais seguido, ao passo que Coco e Baunilha é a conta com mais engagement. Já o Casal Mistério é o responsável por alguns dos vídeos de cozinha mais visualizados. Iswari, Sumol e Origens Bio são as marcas de alimentos mais citadas.

O mesmo estudo da Primetag indica ainda que, entre os influenciadores com 10 a 40 mil seguidores, Teresa Marques tem a conta com mais engagement; na faixa dos 40 aos 100 mil, Tomás Silva aparece em primeiro lugar; dos 100 ao 500 mil, é André Viana o principal nome; e no patamar dos 500 mil ou mais seguidores, Wuant lidera no engagement.

Olhando somente para o número de seguidores, Cristiano Ronaldo é quem surge em primeiro lugar, com 155,5 milhões. Seguem-se Pepe (8,3 milhões), Sara Sampaio (7,4 milhões), Ricardo Quaresma (3,2 milhões) e Luís Figo (2,7 milhões).

Quanto ao tipo de conteúdo publicado, a Primetag revela que imagem é o mais popular (85%), bem à frente do carrossel (9%) e do vídeo (6%). A média de publicações por conta é de 211 e a média de gostos por publicação 7548. Nos comentários, o valor médio é mais modesto, não indo além dos 87. Por outro lado, nas visualizações por vídeo, ascende a 44381.

O estudo teve por base contas com pelo menos 10 mil seguidores na data de recolha de dados e com um mínimo de 52 publicações em 2018. Foram analisadas 1682 contas de Instagram e mais de 354 mil publicações. Ao todo, foram detectadas 2,7 milhões de interacções.

Artigos relacionados