Quanto vale o OnlyFans? Proprietários põe rede social à venda por 8 mil milhões de dólares

Notícias
Lídia Belourico
23/05/2025
11:38
Notícias
Lídia Belourico
23/05/2025
11:38
Partilhar

O proprietário da rede social para adultos OnlyFans, o fundo Fenix ​​​​​​​​International, está em negociações para vender a empresa a um grupo de investidores por uma avaliação de cerca de 8 mil milhões de dólares (cerca de 7,055 mil milhões de euros), segundo revela a Reuters tendo em conta três fontes familiarizadas com o assunto.

O grupo é liderado pela Forest Road Company, uma empresa de investimento sediada em Los Angeles, segundo as mesmas fontes. No entanto, ainda não há detalhes sobre os potenciais compradores e a oferta final. Tanto o OnlyFans como o Forest Road recusaram comentar o possível acordo.

O OnlyFans, que ganhou uma enorme popularidade durante a pandemia de Covid, é mais conhecido como uma plataforma online que permite aos criadores de conteúdos para adultos cobrar aos subscritores pela visualização de vídeos e fotos de qualquer tipo, incluindo os sexuais.

A rede social fica com 20% dos ganhos dos criadores. No ano fiscal que terminou em novembro de 2023, a empresa gerou 6,6 mil milhões de dólares (5,82 mil milhões de euros) em receitas, de acordo com um documento apresentado aos reguladores britânicos.

Isto representa um aumento de 375 milhões de dólares em 2020. Este rápido crescimento atraiu o interesse dos investidores para a empresa sediada em Londres.

Outras fontes dizem que a Fenix ​​​​​​​​International também está em negociações com outros potenciais compradores.

Alguns executivos da Forest Road fazem parte de uma empresa de aquisição de propósito específico (SPAC), um veículo criado com o único propósito de angariar capital através de um IPO e depois adquirir outra empresa.

A empresa encontra-se em negociações para abrir o capital do OnlyFans em 2022, de acordo com fontes e documentos arquivados na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). As negociações estão em curso pelo menos desde março, segundo fontes, que dizem que um acordo pode ser fechado dentro de uma ou duas semanas.

Alertam, no entanto, que não há certeza de que se possa chegar a um acordo final, pelo que pedem o anonimato antes de um anúncio oficial. Acrescentam que uma oferta pública inicial também está a ser considerada.

O único acionista conhecido da empresa é Leonid Radvinsky, um ucraniano-americano de paradeiro desconhecido. Comprou a OnlyFans em 2018 e arrecadou pelo menos mil milhões de dólares em dividendos nos últimos três anos, de acordo com os registos britânicos.

O New York Post noticiou na quarta-feira que a empresa estava a explorar uma possível venda. A Forest Road, por sua vez, foi fundada em 2017. É uma empresa de investimento focada em media, energias renováveis ​​e ativos digitais, de acordo com o seu site.


Notícias Relacionadas

Ver Mais