Quanto dinheiro costuma ter na carteira?

Os portugueses transportam, em média, 22 euros na carteira. Quem o diz é a Mastercard num estudo elaborado pela ISPOS/APEME, segundo o qual 93% dos portugueses anda sempre com dinheiro. Em relação aos últimos cinco anos, a maioria dos inquiridos refere que o valor pouco ou nada mudou.

Entre os mais jovens, a média é de 16 euros; entre os mais velhos, de 25 euros. O mesmo estudo indica que os homens andam, em média, com mais seus euros na carteira do que as mulheres: 25,5 euros versus 19,60 euros.

Quanto ao valor que costumam levantar em ATMs, a média é de 30 euros. A maioria dos portugueses (55%) tem por hábito levantar até 20 euros, sendo que os homens levantam mais dinheiro (até 40 euros) do que as mulheres (até 30 euros). O mesmo acontece com os portugueses entre os 44 e os 55 anos, que também levantam mais 10 a 20 euros do que os jovens.

A Mastercard indica ainda que sete em cada 10 portugueses tem apenas um cartão de débito e que 53% tem um cartão de crédito. Este é um produto mais popular entre os cidadãos com 35 e 44 anos do que entre aqueles com 18 a 24 anos: 44% versus 23%. Os cartões com tecnologia contactless são já uma realidade para 55% dos inquiridos. Destes, 66% diz usá-los regularmente para pagamentos até 20 euros.

O estudo “Quanto dinheiro trazem os portugueses na carteira” foi realizado durante o mês de Fevereiro e contou com 500 entrevistas junto de uma amostra estruturada de acordo com o perfil da população portuguesa.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
MultiOpticas continua a apostar no apoio a crianças e jovens em risco
Automonitor
Novo Renault Captur com classificação máxima no EuroNCAP