Qual o perfil do marketeer mais procurado pelo mercado?

gaysTem, em média, 3 ou 4 anos de experiência em funções similares, é licenciado, domina a informática na óptica do utilizador, bem como a língua inglesa e demonstra facilidade ao nível da comunicação. Pelo menos é o que indica o estudo realizado pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), após uma análise das características mais valorizadas pelas empresas que pretendem, neste momento, recrutar um marketeer  no mercado.

Segundo o trabalho, a preferência e a aposta das empresas recai sobretudo em profissionais experientes. Quase metade dos anúncios (43,9%) exige candidatos com uma experiência mínima que oscila entre os 3 e 4 anos. Do total de anúncios que refere a experiência profissional como um critério de selecção (93,1 por cento), a maioria (88,1 por cento) manifesta primazia por candidatos com provas dadas em funções similares. O grau de licenciatura é exigido pela totalidade das empresas para admissão dos candidatos.

As empresas do ramo do Comércio e da Distribuição são as que mais oportunidades de emprego proporcionaram aos marketeers, representando 20% do total de anúncios. O sector farmacêutico (10,8 por cento) e do Turismo e Lazer (9,2 por cento) estão entre aqueles que mais pretendem reforçar os seus quadros com profissionais da área do marketing.

O estudo desenvolvido pelo IPAM foi elaborado com base na análise de anúncios de emprego – publicados no Caderno de Emprego do Expresso durante o último trimestre de 2009 – que solicitam candidatos com formação superior na área do Marketing. Das 1171 ofertas de emprego publicadas neste suplemento, 72 dirigem-se a profissionais do marketing, constituindo, por isso, o alvo de análise do estudo.

Artigos relacionados