Antecipar tendências é essencial para criar estratégias eficazes e sustentáveis. É essa a premissa do Content Marketing Trend Study 2025, um estudo da Statista baseado em mais de 300 entrevistas com profissionais de marketing nos Estados Unidos, que revela os desafios, oportunidades e prioridades do setor nos próximos tempos.
Uma das principais conclusões do relatório é que a confiança se tornou o ativo mais valioso no marketing de conteúdos. Nas conclusões do relatório, revela-se que 61% dos profissionais de marketing B2B consideram que construir credibilidade é o benefício mais importante do marketing de conteúdo, superando até mesmo a geração de leads (55%) e o engajamento (57%).
Entre as estratégias destacadas para reforçar essa confiança estão as parcerias com marcas reconhecidas (61%), atualizações regulares de conteúdo (53%), comunicação transparente com a audiência (49%) e a produção de conteúdo com base em dados verificáveis (47%).
Outro destaque vai para o data storytelling, ou a capacidade de transformar dados em narrativas compreensíveis. De acordo com o estudo, 86% das empresas B2B integram a narrativa de dados em suas estratégias de conteúdo. Essa abordagem aumenta o engajamento (66%), reforça a renovação (61%) e fortalece a liderança à marca (57%).
Ainda assim, existem obstáculos: “Costos elevados de herramientas de visualización (64%). Acceso limitado a datos de alta calidad (55%). Dificultades para transformar datos en historias atractivas (41%)”.
A inteligência artificial está também a transformar o marketing de conteúdos com 92% dos profissionais de marketing B2B a utilizarem IA de maneira habitual.
Entre as ferramentas mais populares estão o ChatGPT/Bing Chatbot (61%), Gemini (32%) e Canva (30%). No entanto, persistem desafios relacionados com privacidade (55%), integração tecnológica (51%) e custos de implementação (51%).
O relatório aponta ainda as cinco grandes tendências para 2025: uso de inteligência artificial (81%), personalização de conteúdo (77%), data storytelling (76%), conteúdo gerado por utilizadores (76%) e vídeos de curta duração (75%).
O estudo conclui que o sucesso no marketing de conteúdo em 2025 dependerá da capacidade das marcas de construírem confiança com conteúdo transparente e baseado em dados, contar histórias relevantes que humanizem os dados, integrar inteligência artificial como acelerador de processos e personalização.