Qual a marca mais autêntica do mundo?

A Disney é a marca mais autêntica do mundo, segundo o ranking “The Global Authentic 100”, elaborado pela primeira vez pela agência de comunicação norte-americana Cohn & Wolfe.

O ranking pretende apurar as marcas mais autênticas do mundo com base na percepção dos consumidores. Para tal, a Cohn & Wolfe inquiriu 12 mil consumidores em 14 mercados, desafiando-os a avaliarem um conjunto de marcas (mais de 1600) com base em sete atributos fundamentais que, de acordo com a empresa, permitem chegar à definição de autenticidade. Estes atributos, por sua vez, foram agrupados em três drivers: fiabilidade, respeito e veracidade.

Para além da Disney, o Top 10 do ranking é composto (por ordem decrescente) pela BMW, Microsoft, Amazon, Apple, Intel, Audi, Samsung, Adidas e Lego. A lista completa pode ser consultada aqui.

authentic_red

Em termos de sectores, o automóvel é considerado o mais autêntico, seguido de perto pelo sector tecnológico. No lado oposto encontram-se os sectores das telecomunicações e saúde.

Apesar destas conclusões, o estudo alerta que as marcas, em geral, “enfrentam um problema de credibilidade”, uma vez que 75% dos consumidores inquiridos nos 14 mercados acreditam que as empresas não são “abertas nem transparentes”. O estudo decorreu nos EUA, China, Indonésia, Índia, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Singapura, Hong-Kong, Itália, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha e Suécia.

Artigos relacionados