Quais as empresas que “definiram” 2021? Pfizer é uma delas

Há muitas maneiras diferentes de fazer um balanço anual e uma delas passa por determinar quais as empresas que tiveram maior impacto na economia e na sociedade ao longo de um determinado ano. O site canadiano Visual Capitalist decidiu fazer esse exercício e nomeou as seis empresas que “definiram” o ano de 2021, com destaque para uma companhia da indústria farmacêutica: a Pfizer.

De acordo com o site especializado em tendências no mundo dos negócios, «não há maior história em 2021 do que a das vacinas contra a Covid-19». O ano passado arrancou mesmo com a corrida pelo desenvolvimento das vacinas e com «os países mais abastados a não perderem tempo a comprar stock e a desenvolver vastos programas de vacinação». Neste contexto, a gigante farmacêutica Pfizer aliou-se à congénere alemã BioNTech e, em conjunto, desenvolveram a vacina que viria a estabelecer-se como a «preferida» no combate à pandemia.

Segundo o Visual Capitalist, outras empresas farmacêuticas que desenvolveram uma vacina contra a Covid-19, como é o caso da Moderna e da AstraZeneca, também cresceram, quer em valor de mercado quer em termos mediáticos. No entanto, nenhuma delas o fez como a Pfizer, que estima receitas de 36 mil milhões de dólares (cerca de 32 mil milhões de euros) relacionadas com a vacina em 2021.

Com a manutenção da situação pandémica e o crescimento da variante Ómicron, é expectável que as companhias farmacêuticas venham também a marcar o ano de 2022. No caso da Pfizer, o lançamento nos próximos tempos de um comprimido antiviral deverá ser um novo marco nesta história.

Além da Pfizer, as outras cinco empresas que lideram o ranking das empresas mais determinantes em 2021 são o TikTok, o Facebook, a Tesla, a empresa norte-americana de serviços financeiros Robinhood e a plataforma de criptomoedas Coinbase. De acordo com o Visual Capitalist, o ranking foi elaborado com base em métricas como o volume de notícias publicadas por estas empresas, a performance em comparação com os seus concorrentes e alguns indicadores específicos para cada indústria.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...