Purina: «Acreditamos que os animais e as pessoas estão melhor juntos»

A Purina apresentou seis novos compromissos que assentam nos pontos fortes da marca no fornecimento de nutrição de alta qualidade, ao mesmo tempo que são abordadas questões sociais e ambientais mais amplas. Esta estratégia inclui a melhoria da saúde das pessoas em situações vulneráveis através do poder da relação entre as pessoas e os animais e a aceleração da transição para o Net Zero e para sistemas alimentares regenerativos. João Partidário, Business Executive Officer da Purina em Portugal, explica à Marketeer o que está em causa.

De que forma os novos compromissos da Purina dão resposta aos desafios ambientais que temos pela frente?

Reconhecemos que estamos num momento decisivo. E isso exige um avanço para restaurar um planeta saudável. Por esse motivo estabelecemos esses compromissos ousados e ambiciosos. Para alcançar o Net Zero e apoiar a interrupção da perda de biodiversidade, devemos acelerar a nossa jornada de regeneração nos alimentos para animais de companhia e promover mudanças positivas através da colaboração com aqueles que trabalham ao nosso lado na nossa cadeia de fornecimento.

Em que consiste o Prémio Purina BetterWithPets 2023 e quais os seus objectivos?

Os benefícios mútuos da relação entre as pessoas e os seus animais de companhia estão bem documentados, entre os quais a capacidade de aumentar a felicidade, promover o bem-estar e sentimentos de segurança e inclusão social. Como tal, a Purina pretende apoiar 1 000 000 de pessoas em situações vulneráveis, melhorando a sua saúde e bem-estar através do poder da relação entre pessoas e animais de companhia.

Para ajudar a escalar o impacto deste compromisso, a Purina anunciou o lançamento e a evolução do seu Prémio BetterWithPets, um prémio para organizações impactantes que alavanquem este mesmo poder da ligação dos humanos ao seu animal de companhia para melhorar as vidas de pessoas em situações vulneráveis. A abertura das candidaturas oficiais foi a 23 de Janeiro e termina a 3 de Março. Os vencedores serão anunciados a 19 de Abril de 2023.

As organizações mais impactantes vão receber uma bolsa até duzentos mil euros durante um período de dois anos, tendo ainda a oportunidade de partilhar as melhores práticas e iniciativas através de conferências e webinars, escalando o impacto na saúde e bem-estar de pessoas em situações vulneráveis.

Que outras iniciativas associadas à marca Purina existem actualmente para promover o bem-estar de pessoas e animais de companhia?

Enriquecer a vida dos animais e das pessoas que os amam é o nosso propósito. Sabemos que uma nutrição de boa qualidade e cientificamente comprovada é essencial para o bem-estar dos animais de companhia. Por esse motivo, até 2024, lançaremos 20 novos produtos para melhorar a saúde e o bem-estar dos animais de companhia.

Também reconhecemos que os nossos alimentos para animais de companhia são essenciais para ajudar a reduzir a pegada ambiental da Purina. O nosso compromisso com as práticas de agricultura regenerativa para os nossos cereais e proteínas vegetais ambiciona reverter a tendência de queda na saúde do solo e ajudar a reduzir as emissões gerais de carbono da Purina.

Acreditamos que todos os animais de companhia merecem uma família e bons cuidados. E, por isso, estamos comprometidos a promover a adopção através das nossas parcerias por toda a Europa e a promover programas sobre como ser um tutor responsável. A Animalife e a Mad Panda são dois dos parceiros que nos permitem ajudar a aumentar as taxas de adopção em Portugal, assim como sensibilizar os tutores para as necessidades de cães e gatos e a melhor forma de os cuidar com respeito. Para complementar este trabalho de sensibilização, desenvolvemos o programa Purina Petschool para ajudar a educar as crianças, os tutores do futuro.

Como parte do nosso trabalho contínuo nas nossas comunidades, conhecemos e vemos as consequências da vulnerabilidade. Também sabemos por experiência e, pela nossa investigação que se encontra a decorrer, que o poder da relação entre os animais de companhia e as pessoas ajudou muitas pessoas em situações vulneráveis.

Temos parcerias de longa data na Europa, onde a relação entre pessoas e animais de companhia (através de intervenções, actividades ou terapias assistidas por animais) ajudou a apoiar crianças e adultos com necessidades de saúde física e mental e trouxe resultados positivos. Em Portugal a Purina apoia a Kokua e a Pata de Açúcar e muito nos orgulha ajudar estes parceiros a cumprirem a sua nobre missão.

Outro projecto actualmente em curso é a Purina PetsAtWork Alliance. Em que consiste e como empresas e colaboradores podem aderir?

Queremos um futuro em que levar o seu animal de companhia para o trabalho é a norma para a maioria das pessoas e não apenas para alguns. Na Purina, acreditamos que os animais e as pessoas estão melhor juntos. Queremos que mais pessoas usufruam das fantásticas vantagens que os pets nos trazem: desde saúde melhorada até locais de trabalho mais felizes. Todas as empresas interessadas podem contar com o apoio da Purina, contactando-nos através do nosso site purina.pt!

Quais os benefícios de levar o cão para o trabalho?

Na Purina, recebemos cães nos nossos escritórios europeus desde 2003 e, em Portugal, desde 2016. Realizámos também um estudo, em 2017, com outras empresas que já experimentaram as vantagens de juntar as pessoas e os animais de companhia no local de trabalho e com milhares de pet lovers por toda a Europa. Toda esta experiência e investigação deu-nos um conhecimento real sobre os benefícios extraordinários que os animais de companhia podem oferecer às empresas e aos seus colaboradores. 44% das pessoas acreditam que ter animais no trabalho melhora o equilíbrio trabalho-vida pessoal; 41% acreditam que facilita os contactos e o relacionamento com outros colegas; 34% acreditam que cria uma atmosfera mais descontraída e 46% encaram a possibilidade de poder levar o seu animal de companhia para o trabalho como um benefício.

A marca Purina já tem um longo histórico de apoio a associações de bem-estar animal. Quais as parcerias actuais?

A Animalife e a Mad Panda são dois parceiros que desenvolvem um fantástico trabalho de apoio às associações no terreno, ajudando tanto os abrigos para animais como famílias que se encontrem em dificuldades, de forma a actuarem preventivamente face ao risco de abandono. Temos parcerias de longa data na Europa, onde a relação entre pessoas e animais de companhia (através de intervenções, actividades ou terapias assistidas por animais) ajudou a apoiar crianças e adultos com necessidades de saúde física e mental e trouxe resultados positivos. Por exemplo, através do nosso apoio à investigação em Espanha com a Universidad Rey Juan Carlos e o Hospital Niño Jesús de Madrid sobre os benefícios dos cães de terapia com crianças com distúrbios alimentares, vimos uma redução na ansiedade e nos sintomas de depressão, bem como o aumento da auto-estima. Continuamos a trabalhar com os nossos parceiros e a partilhar as melhores práticas e resultados.

Em Portugal a Purina apoia as entidades Kokua (que promove sessões de terapia assistida com cães e gatos para crianças e idosos e treina cães para biodetecção de bactéria hospitalar) e Pata de Açúcar (que promove o treino de Cães de Alerta Médico, que ajudam a detectar crises de hipoglicemia em pessoas diabéticas). Muitos nos orgulha ajudar estes parceiros na sua missão.

Têm ainda um projecto nas escolas portuguesas com o objectivo de formar os mais novos no sentido de se tornarem tutores responsáveis…

Queremos capacitar os tutores de animais de companhia, fornecendo informações e conselhos precisos e especializados. E, como as crianças são a próxima geração de tutores de animais de companhia, acreditamos que é importante que eles também aprendam a interagir e conhecer as necessidades especiais dos cães e dos gatos.

Em toda a Europa, desenvolvemos programas bem-sucedidos de posse responsável de animais de companhia há muitos anos. Em Portugal, por exemplo, desenvolvemos o nosso programa Purina PetSchool e temos uma parceria com a KidZania, uma cidade indoor, certificada pelo Ministério da Educação, onde as crianças podem brincar aos crescidos. Criámos e abrimos as portas da primeira Clínica Veterinária Purina PetSchool, que simula uma visita a um médico veterinário e ajuda as crianças a aprender como cuidar e se comportar com cães e gatos e entender a importância das visitas ao veterinário. Também distribuímos os nossos Materiais Purina PetSchool a todas as escolas que organizaram visitas à KidZania. A Clínica recebeu cerca de 22 mil crianças em 2022.

A relação entre animais e pessoas está a tornar-se mais benéfica para ambas as partes com a evolução da sociedade?

Em 2015 encomendámos um estudo para encontrar evidências relacionadas com o impacto da relação entre pessoas e animais, que tem sido actualizado em 2016, 2019 e 2020.

A amplitude e a qualidade das evidências dos benefícios da relação entre animais e pessoas estão a crescer. Esses benefícios variam desde a prevenção de doenças, diminuição da gravidade de doenças, redução do stress, impacto positivo no bem-estar psicológico, no desenvolvimento humano inicial e em pessoas marginalizadas e desfavorecidas, inclusão social e promoção da saúde mental. A evidência indica que os animais de companhia e as pessoas estão realmente melhor juntos.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Animais de estimação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 319) da Marketeer.

Artigos relacionados