Projectos IoT duplicaram a nível mundial

O Barómetro Internet of Things (IoT) da Vodafone indica que o número de projectos desta área duplicou no último ano, tendo por base dados de um inquérito global. O estudo mostra que as organizações estão a usar esta tecnologia para criar novos serviços, transformar os seus negócios, reduzir custos e melhorar a produtividade, entre outros.

Na Europa, 33% das empresas inquiridas revela que o aumento da competitividade é o maior benefício da aposta em IoT. Este número sobe para 53% na região Ásia-Pacífico e 35% no continente americano.

Registou-se também um aumento da utilização de soluções IoT em 84% daqueles que já recorriam a esta tecnologia. Mais: 51% dos utilizadores de IoT afirmam que a tecnologia está a ampliar as suas receitas ou a criar novas fontes de rendimentos. Além disso, 66% das empresas referem que a transformação digital não é possível sem IoT.

O continente americano foi o que apresentou maior dinâmica ao longo do último ano, com 19% das companhias a anunciar mais de 10 mil dispositivos conectados. Seguem-se a Europa com 13% e a Ásia-Pacífico com 7%.

«A IoT está cá para ficar e o futuro advinha-se incrível, já que 79% dos utilizadores afirmam que a Internet das Coisas terá um enorme impacto na economia nos próximos cinco anos. Acredito que agora podemos dizer que a IoT amadureceu e se está a afirmar em todas as indústrias e geografias», comenta Erik Brenneis, director IoT da Vodafone.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)