Programa Praia Saudável contabiliza mais de 700 salvamentos

Nos últimos 12 anos, o Programa Praia Saudável permitiu efectuar 743 salvamentos a banhistas nas praias portuguesas e prestar assistência a 1220 pessoas, durante as épocas balneares. Ao todo, mais de 300 mil crianças foram impactadas nas campanhas de sensibilização, nomeadamente a campanha Verão de Campeão.

Em jeito de balanço, a Fundação Vodafone Portugal, responsável por este programa, avança ainda outros números, como a doação de 155 cadeiras anfíbias, que permitiram o banho de mar a cerca de 20 mil pessoas com necessidades especiais; de 124 passadeiras acrílicas e 124 painéis informativos em braille; de vários equipamentos na vertente de segurança, como motas de salvamento marítimo, torres de vigia, macas flutuantes, veículos de resgate 4×4, entre outros; e a distribuição de mais de 4,5 milhões de cinzeiros de praia.

No âmbito do Programa Praia Saudável, foi implementada uma Rede Privada Virtual de Comunicações (VPN) disponível ao público, através da qual os nadadores-salvadores podem ser alertados para potenciais situações de emergência. Foi ainda desenvolvida a app Praia Directo, que fornece dados sobre as condições meteorológicas, temperatura da água, segurança e acessibilidade das zonas balneares.

Promovido desde 2005 pela Fundação Vodafone Portugal em parceria com a Autoridade Marítima Nacional, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto Nacional para a Reabilitação e a Associação Bandeira Azul da Europa, este programa abrange actualmente 185 zonas balneares.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Patrões portugueses são os menos instruídos da Europa
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo