Programa “Calmamente” já chega a mais de 1000 alunos

Este ano lectivo, o programa “Calmamente” vai chegar a mais de mil alunos em Portugal. Promovido pela Associação Mente de Principiante, é recebido de braços abertos por escolas dos municípios de Valongo, Macedo de Cavaleiros, Vila Nova de Paiva e, ainda, pelos Salesianos do Porto.

Trata-se de uma abordagem às competências socioemocionais com o objectivo de potenciar nas crianças e jovens ferramentas de auto-conhecimento, comunicação e empatia. A ideia é que a escola seja mais do que um veículo de transmissão de competências cognitivas e académicas, mas também uma forma de promoção da literacia emocional.

«É fundamental que crianças e jovens aprendam a criar, desde cedo, alicerces de sustentação emocional para serem adultos equilibrados e confiantes e, sobretudo, mentalmente saudáveis», garante Andreia Espain, fundadora e presidente da Associação Mente de Principiante.

Nesse sentido, é exigida à escola a capacidade de se reinventar para dar resposta a questões do crescimento pessoal, social e emocional de toda a comunidade escolar. «É motivo de enorme regozijo, para mim, enquanto autora do programa e mentora deste projecto, esta evolução notória da implementação, bem como o reconhecimento da qualidade e mais-valia que representa o programa Calmamente», acrescenta a responsável em comunicado.

Até ao final do ano, o número de alunos abrangidos pelo programa deverá aumentar, na sequência de novos acordos com escolas públicas, colégios, agrupamentos escolares e autarquias.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...