Prevenção é chave para o combate da doença renal

A doença renal crónica afecta 8 a 10% da população adulta. Para que dados com estes sejam do conhecimento geral e para que a percentagem não continue a aumentar, a Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) desenvolveu uma campanha nacional de sensibilização.

O objectivo é mostrar como a vitória contra a doença renal começa na prevenção, incentivando comportamentos como controlo do peso, alimentação saudável, exercício físico e rastreios regulares. Por outro lado, é desaconselhado o consumo de álcool e tabaco e a auto-medicação.

Com o apoio das sociedades científicas e associações de doentes da área da nefrologia, a campanha chega hoje, Dia Mundial da Diabetes, ao público. Isto porque este é o principal factor de risco para a doença renal.

«Com esta iniciativa pretendemos reforçar o alerta para o papel que a prevenção desempenha nesta doença e no seu prognóstico. Está demonstrado que a melhor forma de reduzir a incidência da doença renal crónica é através da promoção de programas de prevenção, onde se pode incluir esta campanha nacional. Para proteger os rins, as pessoas devem controlar os factores de risco como a diabetes, a hipertensão, a obesidade e deixar de fumar», explica Jaime Tavares, presidente da ANADIAL.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
CTO da Altice Portugal distinguido como «Inovador do Ano»
Automonitor
Vídeo: Mesa redonda da 2ª conferência do AUTOMONITOR