Prémios Play: «O mais importante para os prémios é manterem-se»

Já são conhecidos os nomes dos artistas nomeados para a 5.ª edição dos Play – Prémios da Música Portuguesa. A cerimónia de revelação dos vencedores realiza-se a 27 de Abril, no Coliseu dos Recreios, e terá transmissão em directo na RTP1 – com apresentação de Filomena Cautela – e Antena1.

Gonçalo Madail, director de programas da RTP, não tem dúvidas de que «o mais importante para os Prémios Play é manterem-se». Recordado o nascimento destes prémios disse, durante a conferência de imprensa que se realizou hoje ao final da manhã, que era urgente que existisse este momento de consagração da música portuguesa. Daí a aposta da RTP desde o primeiro momento até porque, sublinha, a estação tem «a capacidade de levar isto pelo mundo fora» com os seus vários canais.

Na edição de 2023 há treze categorias a concurso, tendo sido revelados os nomes dos artistas, bandas, álbuns, videoclipe e músicas das onze categorias que estão sujeitas a nomeação. Entre os vencedores haverá dois não sujeitos a nomeação: o “Prémio Carreira” será atribuído por decisão dos promotores, Audiogest e GDA; e o “Prémio da Crítica” será decidido por um painel de jornalistas ligados ao sector da música

Os Prémio Play foram criados, recorde-se, com a missão de de premiar, celebrar e promover os maiores sucessos da música portuguesa e lusófona. Nas primeiras quatro edições foram nomeados um total de 226 artistas, entregues 52 prémios, tendo reunido, em média 300 artistas em cada edição de entrega dos prémios.

Apoio das marcas desde o primeiro dia

A Vodafone Portugal é, pela quinta vez consecutiva, o patrocinador principal e além de premiar a música nacional no seu todo distingue, em particular, a única categoria a concurso eleita pelo voto do público, “Vodafone Canção do Ano”. Uma categoria que está a votação não apenas nas redes sociais dos Play, mas também na app da Vodafone para os clientes da marca (há mais de 1,5 milhões de clientes que vão regularmente à app).

«Quando nos apresentaram o projecto foi como sendo um evento unificador da indústria. Ficámos inquietos porque só pecava por vir tarde», conta Leonor Dias, directora de Marca da Vodafone. A profissional lembra que cinco anos depois estes prémios são uma referência. «Deixa-nos orgulhosos. 365 dias por ano há muita gente a trabalhar nesta indústria. Muitos géneros e muitos talentos que se cruzam aqui.»

Em declarações à Marketeer, à margem do evento, Leonor Dias lembra que a ligação da Vodafone à música tem 20 anos, tantos como a marca que tem música a correr nas veias. «Casámo-nos com a música.» A profissional sublinha que estes prémios são um momento de celebração e de união de uma indústria como um todo. «Mais do que celebrar só os artistas, celebramos todos os profissionais da música que trabalham nesta indústria, que trabalham tanto e às vezes são tão invisíveis.»

A profissional contou ainda que a Vodafone terá uma campanha de publicidade sobre os Play em que vai falar dos nomeados todos nas redes sociais. «Além disso temos a preocupação de, depois de revelada a canção do ano, dar a conhecê-la. É uma missão para nós dar eco disso.»

A Sagres, cerveja oficial dos Prémios Play desde a primeira edição, vê esta associação como uma forma de reafirmar o apoio à música e aos artistas nacionais. «Estes prémios têm mantido o seu território. São o evento que premeia a música portuguesa, os artistas portugueses e aquilo que de bom se faz na cultura portuguesa. Para a Sagres, que tem na portugalidade um dos valores mais importantes e querendo nó ter uma presença constante no território da musica, faz todo o sentido continuarmos a manter esta parceria», comenta, à Marketeer, Catarina Ferraz, responsável de Marketing da marca Sagres. Uma parceria, de resto, que está em linha com as apostas mais recentes da marca ao nível da música já que, recorde-se, a marca apresentou-se recentemente como naming sponsor do Sagres Campo Pequeno. «Esta é uma continuidade da presença na música e na cultura, de forma consistente, e sempre dentro dos valores de portugalidade e convívio.»

A EA juntou-se aos patrocinadores a partir da edição de 2020, mantendo o seu apoio até hoje.

Conheça aqui todos os nomeados da 5ª edição dos Prémios Play

Melhor Grupo
Calema
Capitão Fausto
Wet Bed Gang
Linda Martini

Vodafone Canção do Ano
“Agarra em Mim” – Ana Moura feat. Pedro Mafama
“A Maior Traição” – Carlão
“Lua” – Ivandro
“Quero é Viver” – Sara Correia
“Saudade Saudade” – Maro
“Sorriso” – Diogo Piçarra

Melhor Álbum
“A Estranha Beleza da Vida” – Rodrigo Leão
“A Minha História” – Sara Carreira
“Casa Guilhermina” – Ana Moura
“Club Makumba” – Club Makumba

Melhor Artista Masculino
Carlão
Ivandro
Mário Laginha
T Rex

Melhor Artista Feminina
Aldina Duarte
Ana Moura
Maro
Nena

Melhor Álbum Fado
“Perfil” – Dulce Pontes
“Simples” – Carlos Leitão
“Tudo Recomeça” – Aldina Duarte
“Viragem” – Beatriz Villar

Prémio Lusofonia
“Bom Bom” – Batida feat. Mayra Andrade
“Como Antes” – Matias Damásio
“Dançarina” – Pedro Sampaio feat. MC Pedrinho
“No Chão Novinha” – Anitta, Pedro Sampaio

Artista Revelação
A Garota Não
Club Makumba
Milhanas
Nena

Melhor Videoclipe
“Islet”- Surma / Realizador Telmo Soares
“Barquinha” – Expresso Transatlântico feat. Conan Osiris / Realizador Sebastião Varela
“Private Eyes” – Ditch Days / Realizador António Amaral
“CARO” – X-Tense feat. Slow J / Realizador X-Tense e Gonçalo Carvoeiras

Melhor Álbum De Música Clássica / Erudita
“J. S. Bach Keyboard Concertos” – João Barradas / Pedro Neves / Orquestra Metropolitana de Lisboa
“Play Off” – Vasco Mendonça
“Magnificat Marian Antiphons & Missa Salve Regina” – Cupertinos
“Lamentationes Hebdomadæ” – Joseph-Hector Fiocco – Ensemble Bonne Corde

Melhor Álbum Jazz
“Ascetica” – Hugo Carvalhais
“Chasing Contradictions” – Ricardo Toscano Trio
“Jangada” – Mário Laginha
“Prötzeler” – Grupo Apophenia

Texto de Maria João Lima

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