Prémio Nacional Indústrias Criativas já tem finalistas

Os 10 projectos finalistas da edição deste ano do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves incluem uma rádio para crianças em português, uma aplicação para fãs de birdwatching e ainda um modelo de calçado inspirado nos índios da Amazónia. As ideias foram seleccionadas por entre 276 candidaturas.

Pela primeira vez, a competição vai atribuir três prémios pecuniários, no valor de 15 mil, sete mil e três mil euros. Os vencedores vão ser anunciados em Julho, sendo que o primeiro classificado terá ainda a oportunidade de representar Portugal no Creative Business Cup, a realizar-se em Copenhaga no mês de Novembro. Os restantes finalistas vão poder integrar a incubadora da Fundação da Juventude.

Em Julho, será revelado também o projecto merecedor da distinção “Born from Knowledge”, atribuída pela Agência Nacional de Inovação.

Finalistas por categoria

Arquitectura e Artes Visuais: Iguaneye “Cloud” é uma marca de calçado inspirada nos índios da Amazónia, que utiliza uma palmilha de cortiça e couro para dar maior conforto; o WonderCover é um acessório para dispositivos móveis que permite a vários utilizadores usar o mesmo tablet para jogos de cartas, por exemplo;

Turismo e Património: Night Out é uma aplicação móvel gratuita que permite a estudantes e turistas encontrar uma discoteca em função das suas preferências e, em simultâneo, uma plataforma de gestão para este tipo de estabelecimentos de diversão; o City Check, por seu turno, combina gamificação e turismo numa aplicação móvel que permite aos utilizadores aceder a jogos temáticos e pedagógicos enquanto visitam uma cidade; o Open Museum é um projecto que deverá arrancar no Porto e que oferece um museu digital com base em elementos físicos do património e cultura da cidade.

Conteúdos e Novos Media: Sound Particles é um software 3D para áudio, que permite a criação de milhares de sons em simultâneo, bem com efeitos sonoros complexos; a Rádio Miúdos é pensada para crianças e está online 24 horas, focando-se na língua e cultura portuguesas; o Data Tailors é um projecto na área da produção de conteúdos gráficos, centrado na análise e visualização de dados em formato digital para empresas de media; O Birdavisor 360º é uma app para turismo de observação de pássaros, para já apenas pensada para o Algarve; por fim, o ICE – In Case of Emergency é um serviço de e-learning que pretende ajudar os utilizares a melhorar a forma como actuam em situação de emergência.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Outubro 2019
Automonitor
Já viu o novo ultracompacto 100% elétrico da Toyota?