Praia do Norte: de símbolo de perigo a farol de esperança

Dez anos depois de ter sido surfada a maior onda do mundo na Praia do Norte por Garrett McNamara, a Nazaré passou de apenas uma vila piscatória para ser procurada pelas ondas gigantes.

Foi precisamente depois de ter batido o recorde mundial de ondas grandes que a Mercedes disse a Garrett que queria entrar na água com ele. «Queremos estar consigo para que possa sobreviver», disseram-lhe.

Agora, numa altura em que a Mercedes está a dar a conhecer o Mercedes-EQ Lounge na Nazaré – um espaço 100% sustentável que se destina não apenas a surfistas, mas também à comunidade, a clientes, fãs e simpatizantes da marca – foi criada uma série de três episódios sobre o lounge que contam a história da ligação da Mercedes à Nazaré e àquele que colocou as ondas da Praia do Norte nas bocas do mundo, Garrett McNamara, e que é hoje embaixador internacional da marca.

O primeiro filme, que foi divulgado no sábado, dia 1 de Maio, mostra, precisamente, os últimos 10 anos e o que foi o início desta viagem da Mercedes na Nazaré com Garrett em torno da sustentabilidade.

No filme Garrett conta que quando chegou à Nazaré se deparou com as maiores ondas que já tinha visto na sua vida e nas quais, à época, ninguém se atrevia a entrar. A onda estava associada a uma enorme carga negativa. Contrariando os mitos locais, a 11 de Novembro de 2011 era batido o recorde mundial mudando o surf de ondas grandes para sempre.

«Quando quebrámos o recorde mundial, os media começaram a mostrar ao mundo inteiro, a partir do farol, a onda e Portugal. Agora era um símbolo de esperança. E não era só na Nazaré. Portugal inteiro estava orgulhoso da onda», comenta Garrett McNamara. Desde então, a Nazaré transformou-se. Se até ali era um local espectacular no Verão, mas onde ninguém ia no Inverno, desde 2011 passou a ser uma terra que tem pelo menos 72 países representados todos os dias, lembra Garrett salientando que «a transformação é incrível».

Convidando a assistência a fazer parte desta viagem, o filme recorda que acabaria por ser desenvolvida – juntando a Mercedes Benz, a Nazaré e Garrett McNamara – uma prancha especial, sustentável, de cortiça e portuguesa. Era o primeiro passo para juntar os intervenientes num percurso para um mundo melhor.

E se é verdade que as pessoas já perceberam que têm de proteger o planeta e fazer o seu melhor, com a Mercedes envolvida nesta questão ela torna-se super cool, garante o surfista. «E agora podemos convidar pessoas e mostrar no lounge estes projectos fantásticos, sejam eles ambientalistas, pessoas com projectos ecológicos e sustentáveis. Podemos inspirar e ser inspirados por estas pessoas. Podemos inspirar Portugal e o Mundo com o Mercedes-EQ Lounge», assegura.

Artigos relacionados