Portugueses vão gastar 359 euros este Natal

O orçamento dos portugueses para este Natal deverá ser maior do que o do ano passado. Um estudo realizado pela Deloitte indica que as famílias portuguesas prevêem gastar 359 euros, mais 45 euros do que em 2015. Deste valor, 51% diz respeito a presentes, 35% a alimentação e bebidas e 14% a socialização.

Segundo o mesmo estudo, entre 2008 e 2013 registou-se uma queda superior a 50% no consumo que os portugueses declaram ter efectuado na época natalícia do ano anterior. A tendência reverteu-se há três anos, quando o consumo começou a aumentar gradualmente.

«Desde 2014 que os portugueses têm declarado ter gasto mais do que as suas expectativas e acreditamos que essa tendência se irá manter este ano, o que indica um clima de consumo mais favorável», refere Pedro Miguel Silva, associate partner de consultoria da Deloitte. O responsável considera ainda que «pela primeira vez desde 2009, a expectativa relativa à evolução do poder de compra é também menos pessimista em Portugal do que a média da Europa, o que poderá explicar este sentimento mais positivo».

A justificar a previsão de aumento do orçamento natalício estão também as promoções típicas da época, referidas por 48% dos inquiridos, a vontade em se divertirem e evitar pensar na incerteza económica (33%) e a subida do rendimento disponível (25%).

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Conheça o programa completo da XVIII Conferência Human Resources
Automonitor
Já pode encomendar o novo Opel Grandland X Hybrid4