Portugueses valorizam honestidade e credibilidade na publicidade. Cristiano Ronaldo destaca-se

A “honestidade” e a “credibilidade” são os atributos que os portugueses mais valorizam nas figuras públicas que protagonizam campanhas publicitárias ou acções de sensibilização social, obtendo uma média de 8.53, numa escala de 1 (nada importante) a 10 (muito importante).

Os dados são do estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers”, da Marktest, que revelam que, entre os 13 atributos analisados pelos inquiridos, a “simpatia” emergiu como terceira característica (8.37) mais valorizada nos protagonistas de campanhas publicitárias.

O top 5 completa-se com os atributos “competência” e “reputação”. De todos os atributos avaliados, apenas a “beleza” e a “juventude” obtiveram um valor médio inferior a 5.5, sendo assim os únicos que abaixo da “fronteira” entre a valorização positiva e negativa.

Na análise pela perspectiva dos sectores de actividade económica que desenvolvem campanhas publicitárias, “credibilidade” é o atributo mais valorizado nos protagonistas dos anúncios: nos 19 sectores avaliados, a “credibilidade” é considerada o mais importante em 13, incluindo áreas como a Banca, Telecomunicações, Automóveis, Distribuição, Energia e Combustíveis ou Farmacêutica.

No que toca a personalidades em concreto, Manuel Luís Goucha destacou-se em atributos como “credibilidade” ou “maturidade”, enquanto Cristiano Ronaldo se destacou em “competência” e “prestígio”. Ricardo Araújo Pereira associa-se a “sentido de humor”, Sara Sampaio a “beleza”, Cristina Ferreira a “persuasão”, João Félix a “juventude” e Catarina Furtado a “simpatia”.

No acumulado de todos os atributos, Cristiano Ronaldo é a figura pública que os portugueses consideram ter melhor perfil para participar em campanhas publicitárias, sendo o top 5 composto por figuras públicas com presença assídua na televisão: Cristina Ferreira, Catarina Furtado, Manuel Luís Goucha e Ricardo Araújo Pereira.

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