Portugueses sem vontade para comprar

ComprasOs consumidores portugueses estão preocupados com a recessão que o país está a viver, com a elevada taxa de desemprego e com as medidas de austeridade. É em Portugal que se regista a mais baixa disposição para comprar, a perspectiva mais negativa em termos de melhoria económica, e a 2.ª mais baixa expectativa de rendimentos, a par de Itália, revela a sondagem Consumer Climate Europe e EUA da GfK para o primeiro trimestre de 2013, que inquiriu cidadãos de doze países europeus (Alemanha, Áustria, Bulgária, Espanha, França, Grécia, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia, países que representam cerca de 80% da população total dos 27 países membros da UE) e dos EUA.

Expectativas económicas

As perspectivas de consumo são muito diferentes a nível da Europa, quando se trata de avaliar a forma como a economia dos respectivos países se irá desenvolver nos próximos meses. Embora as esperanças de recuperação económica tenham aumentado significativamente nalguns países, noutros foram reduzidas ou até esmagadas.

Os valores dos indicadores mais elevados verificam-se actualmente na Áustria e na Alemanha (ambos 0,6 pontos), seguidos da Roménia (-13,6 pontos). As perspectivas mais negativas, em termos de melhoria económica, foram registadas em Portugal (-43,4 pontos), em França (-41,6 pontos) e na Grécia (-36,9 pontos).

Expectativas de rendimentos

As expectativas de rendimento oferecem um quadro heterogéneo semelhante. Os consumidores estão confiantes acerca dos níveis de rendimento estáveis ou em crescimento na Alemanha (29,4 pontos), Áustria (7,6 pontos) e na República Checa (-3,3 pontos). Em contrapartida, os consumidores franceses (-57,9 pontos), italianos (-51 pontos) e portugueses (-50,8 pontos) estão a prever reduções adicionais dos salários, bem como aumentos de impostos e de contribuições.

Com uma taxa de desemprego de 17,6%, a terceira mais elevada da Europa depois da Grécia e da Espanha, a população portuguesa não se sente actualmente capaz de fazer mais sacrifícios.

Disposição para comprar

Os cidadãos alemães (36,2 pontos), os austríacos (18,2 pontos) e os búlgaros (10,9 pontos) ainda continuam dispostos a consumir. Em contrapartida, os portugueses (-44,7 pontos), os italianos (-44,4 pontos) e os franceses (-36,2 pontos) mostram-se muito mais cautelosos.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Esta ferramenta promete vir revolucionar a Segurança e Saúde no Trabalho
Automonitor
AUTOBEST 2020: Novo Opel Corsa é um dos finalista