Portugueses rendidos a chamadas de voz pela internet

São 2,9 milhões os portugueses com 15 e mais anos, residentes em Portugal Continental, que realizaram nos últimos 30 dias chamadas VoIP (voice over Internet Protocol). Os dados são do Bareme Internet, da Marktest, e o valor corresponde a 33,7% do universo. Isso significa que um em cada três portugueses utiliza este serviço de comunicação online.

Olhando para o passado, em 2017 este número não ia além dos 29% do universo e, em 2016, ficava-se pelos 26,6%. Indo um pouco mais atrás é possível constatar que este tipo de chamada tem registado um aumento sistemático nos últimos anos, quase quadruplicando os valores observados em 2012, quando representava 8,6% do universo.

A Marktest apurou ainda que a realização de chamadas VoIP tem maior penetração junto dos indivíduos mais jovens (entre os 15 e os 34 anos) e nos residentes na região da Grande Lisboa, assim como entre os indivíduos das classes sociais mais elevadas.

Esta análise teve como base os resultados de 2018 do estudo Bareme Internet da Marktest que analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Acompanha aqui o lançamento oficial do Sapo Prime, uma nova forma de comprar conteúdos jornalísticos
Automonitor
Europa: Vendas da Hyundai superam mercado