Portugueses preferem consumir cerveja fora de casa

No ano passado, 69% da cerveja consumida pelos portugueses teve origem no canal Horeca. Dados dos Cervejeiros de Portugal indicam que o consumo fora de casa lidera as preferências dos apreciadores desta bebida, cujo Dia Internacional se comemora hoje.

Todos os anos, a primeira sexta-feira de Agosto é sinónimo de Dia Internacional da Cerveja, a desculpa ideal para a associação do sector em Portugal revelar alguns aspectos sobre o seu consumo. De acordo com os Cervejeiros de Portugal o consumo fora de casa verifica-se sobretudo em actividades de lazer, associado às refeições e à convivialidade nas esplanadas e cafés. “Somos o país n.º 1 em termos europeus no consumo societal fora de casa”, indica a associação.

Os Cervejeiros de Portugal sublinham ainda que 98% dos portugueses consome cerveja de forma moderada e responsável. Por outro lado, o consumo irresponsável e excessivo é um problema em todos os sectores de bebidas alcoólicas, ainda que Portugal registe valores inferiores à média europeia. Este será, aliás, um dos factores que tem levado as marcas a investir em versões sem álcool ou com baixo teor.

«A cerveja pode e deve ser aliada a um estilo de vida saudável, onde se enquadra a dieta mediterrânica. Quando bebida com moderação, a cerveja é um alimento fermentado com inúmeras vantagens do ponto de vista nutricional», sublinha Natália Cavaleiro Costa, nutricionista e consultora dos Cervejeiros de Portugal. Segundo a profissional, a opção sem álcool dá nono destaque as estas vantagens: é rica em termos nutricionais e de hidratação e distancia-se de sumos e refrigerantes com doses elevadas de açúcar.

Tendência também é adesão dos portugueses à diversidade de cervejas produzidas de modo artesanal. Existem centenas de variedades, cores, sabores e texturas, indica a associação.

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Airbus vai ter open day. Há 90 vagas para fábrica portuguesa
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift