Portugueses preferem alojamento local quando vão de férias

A maioria dos portugueses (61%) encontra no alojamento local a melhor opção para uns dias de férias de Verão. De acordo com o mais recente barómetro da Europ Assistance, a mesma percentagem prefere a praia e 34% aponta à cidade para descansar do trabalho. Trata-se de um número acima da média europeia, que se fica pelos 25% no que diz respeito à vontade de passar férias em meio urbano.

Orçamento é o critério prioritário na selecção do destino, revela o mesmo barómetro, sendo este o motivo número um em todos os países europeus analisados. Em Portugal, 65% dos inquiridos aponta o orçamento, também acima da média europeia de 53%. Seguem-se os riscos para a saúde (57%) e riscos de ataque terrorista (56%).

Os portugueses valorizam também a possibilidade de descobrir novas culturas (66%), por um lado, e, por outro, a ideia de passar o dia a relaxar (64%). A Europ Assistante indica ainda que 59% dos portugueses conta viajar com os filhos durante o Verão e 20% diz que as crianças irão passar as férias com os avós. Apenas 6% aponta os campos de férias como uma opção para entreter os mais novos.

Sobre a relação dos portugueses com o trabalho durante as férias, verifica-se que apenas 54% garante desligar-se completamente versus 69% na Europa. Os jovens entre os 18 e os 24 anos correspondem à faixa etária que mais vê os emails durante o período descanso, ainda que não tencionem responder.

O Barómetro das Férias da Europ Assistance vai já na sua 19.ª edição e tem por base as respostas de 16 mil indivíduos, maiores de 18 anos, de 12 países da Europa e da América. Elaborado pela Ipsos, apresenta dados sobre Portugal apenas pela segunda vez.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)