Portugueses na rua: mobilidade em meados de Janeiro aumentou 8% face ao pré-pandemia

A segunda e a terceira semana de Janeiro foram de grande mobilidade em Portugal, superando mesmo os valores pré-pandemia. Os dados são da PSE, que afere a mobilidade dos portugueses, de forma contínua no tempo, hora após hora. O estudo avalia também o nível de “Confinamento do Lar”, quantificando as pessoas que não saíram da sua residência num determinado dia.

De acordo com os resultados, os portugueses seguiram as recomendações governamentais de contenção na última semana de 2021 e na primeira de 2022, já que cerca de 40% da população não saiu de casa nos dias úteis. Neste parâmetro, o Índice de Mobilidade PSE registou valores cerca de 10 a 12 pontos, num total de 100, abaixo dos índices normais de mobilidade.

Por outro lado, na segunda e terceira semanas de 2022 os valores de mobilidade foram crescendo, registando-se mesmo uma mobilidade 5 a 10 pontos acima dos valores da mobilidade normal pré-pandemia. A tendência de crescimento deu-se a partir do dia 7 de Janeiro, quando a mobilidade obteve o valor 100, ou seja, já igual aos valores anteriores à crise sanitária, explica a PSE, em comunicado.

As últimas duas semanas em análise demonstram que a mobilidade da população portuguesa está 8% acima do valor pré-pandémico, registando valores superiores a 100, variando entre 105 e 110. Isto acontece, de acordo com o estudo, porque as pessoas fazem deslocações mais diversas e em maior quantidade, ou seja, enquanto antes da pandemia a maioria da população activa fazia sobretudo percursos casa-trabalho-casa, hoje há uma maior diversidade de razões para fazer deslocações, assim como uma maior flexibilidade de horários.

Artigos relacionados