Portugueses lançam rede social semelhante ao Foursquare

youclient1Uma start-up portuguesa lançou, há cerca de um mês, a rede social YouClient, que permite a partilha de opiniões sobre locais e serviços, vulgo “spots”, em todo o mundo. Neste momento, o site conta com cerca de 500 utilizadores e mais de cinco mil “spots” criados.

O YouClient, lançado a 13 de Março e desenvolvido por Hugo Janes e Filipa Silva, permite que os utilizadores procurem e partilhem as suas experiências de consumo nos mais variados espaços e serviços, “seja um restaurante, uma livraria, um médico ou uma universidade”, exemplifica a rede social portuguesa em comunicado. Ao todo são 15 grandes categorias que concentram “spots” – conceito que designa os negócios, espaços ou serviços inseridos no site – de todo o mundo, que são criados, descritos e avaliados (numa escala de 0 a 5 estrelas) pelos utilizadores da rede social, promovendo a partilha de experiências.

“O modelo de negócio não é segredo, até porque já existem sites do género, sobretudo nos mercados norte-americano e do Norte da Europa”, refere a empresa em comunicado. Podemos citar, a título de exemplo, a rede social e de microblogging americana Foursquare.

Porém, um dos aspectos que distingue o YouClient é o modelo de financiamento, baseado no conceito de crowdfunding, ou financimanento colectivo. A rede social permite que 500 utilizadores se tornem “fundadores” do site, em troca de 20 euros, 20 reviews (opiniões) e 10 “spots” criados, de acordo com o site Tek. Os “fundadores” têm como missão divulgar o site e em troca recebem 5% das receitas anuais.

Outra fonte de receitas do YouClient (que é gratuito para os consumidores) consiste na venda de pacotes comerciais aos donos dos “spots”, que lhes conferem algumas vantagens, como aparecer em primeiro lugar nas pesquisas naquela rede social.

O YouClient pretende também doar 10% das suas receitas a ONG’s (Organizações Não Governamentais) de vários países. «No mundo actual, é importante demontrar, quer ao público em geral, quer aos outros empresários que o capitalismo pode ser sustentável», afirma no comunicado Filipa Silva, directora de comunicação do YouClient.

Um mês após o lançamento, a rede social portuguesa conta com cerca de 500 utilizadores e 2500 visitas únicas ao site. Mas até ao final do primeiro ano espera atingir 50 mil utilizadores registados.

Veja o vídeo de apresentação do YouClient:

Artigos relacionados