Portugueses gastam em média 5,10GB de dados por mês nas redes sociais

Quantos dados móveis gastam os portugueses com as redes sociais? De acordo com o estudo “Digital Consumer Survey Portugal 2021”, da consultora Nielsen e da Dynata, os portugueses passam, em média, 13 horas semanais nas redes sociais, num total de 72 horas que se encontram conectados, o que leva a um gasto semanal de cerca de 1,19 GB e mensal de 5,10 GB só em redes sociais.

Os dados revelam que a preferência geral dos usuários tende a ser pelo Facebook (média de 4,2 horas de utilização), seguida do Instagram (3,3 horas semanais) e, em terceiro lugar, do TikTok (2,3 horas por semana).

Porém, há que ter em conta que o total de dados móveis gasto depende da aplicação e da forma como é utilizada. Isto é, ao navegar só pelo Facebook durante 5 minutos, o utilizador tende a gastar aproximadamente 2MB de internet, enquanto ao carregar 20 imagens no Instagram já gasta cerca de 8MB.

Para ajudar a gastar menos dados por mês, a Selectra partilha cinco conselhos:

– Instalar as versões Lite das aplicações: Facebook, Instagram e Whatsapp são algumas das apps que têm versões Lite que, além de ocuparem menos espaço de armazenamento, utilizam bastante menos dados. E embora algumas das definições possam não ser exactamente idênticas, na prática continuam a desempenhar as funções principais utilizando muito menos MB de internet.

– Activar as opções de poupança de dados: no caso do Instagram, por exemplo, basta abrir o ícone das “Definições” no seu perfil, seleccionar a opção “Conta” e de seguida activar a poupança de dados na categoria “Utilização de dados móveis”.

– Desactivar as actualizações e downloads automáticos: a maioria das aplicações tem activada a opção de actualização automática, o que significa que sempre que é necessário instalar uma nova versão, o dispositivo está configurado para que isso seja feito sem ser necessária autorização. Assim, e para evitar gastar dados móveis, deve ser desactivada esta opção nas configurações do telemóvel, bem como os downloads automáticos dos ficheiros do WhatsApp, que estão activados desde o momento em que a aplicação é instalada.

– Ajustar a resolução dos vídeos: basta ajustar a resolução com que os vídeos estão a ser transmitidos nas redes sociais e escolher uma qualidade inferior à que está seleccionada.

– Escolher um tarifário adequado às necessidades: este é talvez o conselho de ouro e que mais diferença faz, garante a Selectra. Se já sabe que costuma ultrapassar a quantidade de dados móveis que tem contratada, o melhor será mesmo optar por uma tarifa com dados móveis ilimitados.

Artigos relacionados